Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bondarik, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6263028023417758 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Fernanda Peres | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0000605216639909 | - |
Autor(es): dc.contributor | Prais, Jacqueline Lidiane de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5351398531043105 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bondarik, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6263028023417758 | - |
Autor(es): dc.creator | Ariza, Vanessa Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:01:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:01:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34363 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087430 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional: "Ações para multiplicar o ensino de libras com pessoas egressas do magistério no norte pioneiro do Paraná por meio de videoconferência" | - |
Descrição: dc.description | Initially this research aims to increase the number of people fluent in the Brazilian Sign Language (Libras) in differente social envionments, so that deal people feel included, they attend all spaces: schools, hospitals, pharmacies, supermarkits, among others, however they do not there are people prepared to communicate. As a problem, it was limited to thinking: How to multiply the learning and use of Libras in society through videoconferencing? This investigation aims to multiply the teaching of Libras with teaching graduates through training, which aims to dupen the teaching of this language for multiplication. This research is considered mixed, as it integrates quantitative and qualitative methods. Starting from the training experience in a Secondary Level Technical-Professional Course that trains teachers (Teaching), the graduates demonstrated an interest in continuing contact with the language through continued training, through this learning, it becomes possible to expand the communication between deaf and hearing people who are in the areas where these graduates work. To this end, we began with individual interviews, which recived invitations by email with the syllabus. Seven meetings were held through the Google MEET platform and the eighth was in person, as the need to conclude in person was felt, thus filling in gaps left over from the distance meetings. On that day when the graduates were in person, the final questionnaire was administered, to compare the answers in the initial interview with the ideas developed during the meetings. These meetings, which had the initial purpose of training, turned into a “collaborative community”, due to the richness of the participants’ contributions, the data collected in this investigation were treated using content analysis and thus arriving at the main results, in order to contribute effectively within society, making more hearing people able to communicate with deaf people. | - |
Descrição: dc.description | A princípio esta pesquisa pretende ampliar os fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos diversos ambientes sociais, para que as pessoas surdas se sintam incluídas, elas frequentam todos os espaços: escolas, hospitais, farmácias, supermercados, entre outros, no entanto não existem pessoas preparadas para se comunicar. Como problema então delimitou-se em pensar: Como multiplicar a aprendizagem e o emprego da Libras na sociedade por meio de videoconferências? Esta investigação tem por objetivo multiplicar o ensino da Libras com egressas do magistério com uma formação, esta, visa aprofundar o ensino desta Língua para a multiplicação. A presente pesquisa é considerada mista, pois integra os métodos quantitativos e qualitativos. Partiu-se da experiência formativa em Curso Técnico-Profissional de Nível Médio que forma professores (Magistério), as egressas demonstraram interesse em continuar o contato com a língua, com o aprendizado que será adquirido na formação, torna-se possível ampliar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes que se encontram nas áreas de atuação dessas egressas. Para tanto, iniciou-se com entrevistas individuais, essas receberam os convites por e-mail com a ementa. Foram realizados sete encontros utilizando como recurso a plataforma Google MEET. O oitavo encontro foi presencial, pois sentiu-se a necessidade de finalizar assim, preenchendo lacunas que ficaram dos encontros à distância, nesse dia em que as egressas estiveram presencialmente foi aplicado o questionário final, para comparar as respostas na entrevista inicial com as ideias amadurecidas no decorrer dos encontros. Esses encontros que tiveram como intuito inicial uma formação, transformou-se em uma “comunidade colaborativa”, devido a riqueza nas contribuições das participantes, os dados coletados nessa investigação foram tratados utilizando a análise dos conteúdos e assim chegando nos principais resultados, de modo a contribuir efetivamente dentro da sociedade, fazendo com que mais pessoas ouvintes consigam se comunicar com as pessoas surdas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf - Means of communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Ações para multiplicar o ensino de libras com pessoas egressas do magistério no norte pioneiro do Paraná por meio de videoconferência | - |
Título: dc.title | Actions to multiply the teaching of libras with people teaching graduates in the pioneering north of Paraná through videoconference | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: