
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nicéia Aparecida Maciel | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Carlos Teles de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:00:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:00:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1245 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087364 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: Caderno pedagógico: o ensino de medidas de áreas com o enfoque CTS | - |
| Descrição: dc.description | The main goal of this research was to check the contributions of the CTS approach, by means of critical mathematics education to the area measures teaching. The activities developed about the specific content of area measures followed the assumptions of the STS approach – in the grafting modality, using free media resources available in sites of universities and public organ. The application of the research happened as workshops in a certain university in Cascavel, Paraná state, with a group of students in the second grade of an undergraduate Math degree. The collected data during and after the application of the research were analyzed in a quantitative and qualitative form, once the research was applied. The results showed an interesting involvement of the students, developing different points of view towards the learning ability. Such points of view refer, among others, mainly to the dialogue among the participants by the time they discuss the current everyday situations, which not always can be realized; another important factor was the act of creating materials with the possibility to make associations and comparisons. Besides, also as a result of the work, all of the activities were presented as an educational product, whose aim are future works and the teacher who is interested in apply it in his classes. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal verificar as contribuições do enfoque CTS, por meio da Educação Matemática Crítica, para a aprendizagem de medidas de áreas. As atividades desenvolvidas, acerca do conteúdo específico de medidas de áreas, seguiram os pressupostos do enfoque CTS – na modalidade de enxerto, utilizando os recursos midiáticos gratuitos disponibilizados nos sites de universidades e órgãos públicos. A aplicação da pesquisa aconteceu sob a forma de oficinas em uma Universidade da Cidade de Cascavel no Estado do Paraná, em uma turma do 2º ano do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Os dados coletados durante e após a aplicação da pesquisa foram analisados de forma qualitativa e interpretativa, uma vez que a pesquisa foi aplicada. Os resultados mostraram um envolvimento interessante dos alunos, desenvolvendo diferentes posturas frente ao aprendizado. Tais posturas referem-se, entre outras, principalmente, ao diálogo entre os participantes ao discutirem situações presentes no cotidiano, as quais nem sempre são percebidas; outro fator importante foi o ato de construir materiais com a possibilidade de fazer associações e comparações. Além disso, também como fruto do trabalho, todas as atividades foram dispostas sob a forma de um produto educacional, visando auxiliar futuros trabalhos e, também, aquele professor interessado em aplicá-lo em suas aulas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Satélites | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Sociedades, etc. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Satellites | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Societies, etc | - |
| Título: dc.title | O ensino de medidas de áreas com o enfoque CTS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: