Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ashtiani, Alireza Mohebi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2579-3759 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rogério Mendonca | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0290091048934397 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Caio Luiz Escobar dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:00:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:00:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32596 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087335 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Proposta de sequência didática para o ensino de sistemas lineares | - |
Descrição: dc.description | In the present research we present a study on problem solving focusing on systems of linear equations. The proposal suggests a didactic sequence that can be worked on in high school classes, specifically in the 2nd and 3rd years. Initially, the text addressed a brief reflection on mathematical modeling and teaching of the linear system, highlighting the great importance of these contents in the various areas of human behavior, notably within the area of exact sciences. Definitions and main concepts about linear system and. their applicability were presented. The study will have its emphasite on the geometric interpretation of each equation that constitutes the system, for which the Geo Gebra software will be used, which allows a spatial view of the equations and their geometric interpellations, making a more consistent assimilation by the students. We will apply a methodology that approaches the Geometric aspects exploring the existing relationships between the system and the relative positions of the straight lines that represent the equations as well as the relationships between the results obtained from the coefficients. Field research was carried out in a state public school Orlando Drumond Murgel Engineer in the city of Presidente Epitácio - SP, initially with 30 students. It is expected that this research to elaborate, at the end, an educational product in the form of an E-book with all the activities developed during the work and that will help new teachers when they are going to deal with the content of linear system in their classes. | - |
Descrição: dc.description | Na presente pesquisa apresentamos um estudo sobre resolução de problemas focando os sistemas de equações lineares. A proposta sugere uma sequência didática que pode ser trabalhada em turmas do Ensino Médio, especificamente nos 2º e 3º anos. Inicialmente o texto abordou uma breve reflexão sobre modelagem matemática e ensino de sistemas lineares, destacando-se a grande importância destes conteúdos perante as diversas áreas do comportamento humano notadamente dentro da área de exatas. Foram apresentados as definições e os principais conceitos acerca dos sistemas lineares e a sua aplicabilidade. O estudo terá sua ênfase voltada para a interpretação geométrica de cada equação que constituem o sistema, para tanto serão utilizados o software GeoGebra que permite uma visão espacial das equações suas interpelações geométricas tornando uma assimilação mais consistente pelos alunos. Iremos aplicar uma metodologia que aborde os aspectos geométricos explorando as relações existentes entre o sistema e as posições relativas das retas planos que representam as equações bem como as relações entre os resultados obtidos dos coeficientes. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual Orlando Drumond Murgel Engenheiro na cidade de Presidente Epitácio - SP. Inicialmente contava com 30 estudantes. Espera-se com esta pesquisa elaborar ao final um produto educacional com forma de E-book com todas as atividades desenvolvidas no decorrer do trabalho e que auxiliar novos professores quando forem tratar do conteúdo de sistemas lineares em suas aulas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas Lineares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra (Software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linear systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics (High School) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Examinations, questions, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Resolução de problemas no ensino médio através de sistemas lineares com o auxilio do Geo Gebra | - |
Título: dc.title | Solving problems in high school through linear systems with the help of Geo Gebra | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: