Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Winter, Lairton Moacir | - |
Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Angela Maria Martini dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:00:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:00:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087322 | - |
Descrição: dc.description | The number of studies with autism spectrum disorder and increasing, despite this, is a condition little known among school professionals and society in general. And with the implementation of inclusive processes, many challenges are found, above all, the insufficiency of an educational service appropriate to their needs for quality learning. In this sense, this work had as main theme to understand the learning challenges for children with autism. The research is of a bibliographic nature, based on literatures present in books, magazines and scientific articles, which allow a discussion with the authors who foster on the theme. The theoretical basis of this study is based on some researchers who bring contributions aimed at the research objectives.In view of the discussions, it is possible to reflect that professional training is necessary to enable education professionals to develop practices that use playful and differentiated pedagogical resources adapted to the individual needs of the autistic student. In this way it is possible to develop the student's skills and learning ability. | - |
Descrição: dc.description | O número de alunos com transtorno do espectro do autismo é cada vez maior, apesar disso, é uma condição pouco conhecida entre os profissionais da escola e pela sociedade em geral. E com implementação de processos inclusivos, muitos desafios são encontrados, sobre tudo a insuficiência de um atendimento educacional apropriado as suas necessidades para uma aprendizagem de qualidade. Neste sentido, este trabalho teve como temática principal compreender os desafios da aprendizagem para crianças com autismo. A pesquisa é de cunho bibliográfico, baseada em literaturas presentes em livros, revistas e artigos científicos, as quais permitem uma discussão com os autores que debatem sobre o tema. A fundamentação teórica deste estudo tem como base alguns pesquisadores que trazem contribuições voltadas aos objetivos da pesquisa. Diante das discussões dos autores pesquisados, é possível refletir que é necessária uma formação profissional que habilite os profissionais da educação a desenvolver práticas que se utilizam de recursos pedagógicos lúdicos e diferenciados adaptados às necessidades individuais do aluno autista. Desta forma é possível desenvolver as habilidades do aluno e sua capacidade de aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Desafios da aprendizagem para crianças com autismo (TEA): uma revisão bibliográfica | - |
Título: dc.title | Learning challenges for children with autism (ASD): a literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: