
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kummer, Rodrigo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kummer, Rodrigo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hotz, Celso | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Alex Brendon | - |
| Autor(es): dc.creator | Fantin, Neomar Junior | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:00:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:00:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37976 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087282 | - |
| Descrição: dc.description | Students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) frequently face significant challenges in concentration and focus during pedagogical activities. Given this problem, the present work is justified by the need to develop and implement innovative pedagogical strategies to improve the educational experience and academic results of these students, promoting inclusion in the school environment. To achieve the desired results, it is essential to follow certain objectives. Beginning with the general objective, which aimed to develop a playful game in web format, using HTML, CSS, and JavaScript, to aid in the memorization and concentration of students with ADHD. The specific objectives included understanding ADHD, investigating how playful games can assist students with ADHD , deepening knowledge of the programming languages to be used, and creating a prototype of a memorization game. The methodology adopted followed a development cycle based on the lean model, divided into three phases: requirements and planning, prototype development, and testing and djustments. The research was classified as an exploratory case study. The results obtained were the creation of a memorization and concentration game prototype, accessible via the web, which presents progressively challenging color sequences. The game was designed to aid in the memorization and concentration of students, with the purpose of becoming an effective and easily accessible educational tool. Finally, it was concluded that the developed game represents a valuable tool for the cognitive development of children with ADHD, as such a game is needed given the scarcity of tools focused on students with ADHD in the current educational scenario. | - |
| Descrição: dc.description | Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) frequentemente enfrentam desafios significativos na concentração e foco em atividades pedagógicas. Diante dessa problemática, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de desenvolver e implementar estratégias pedagógicas inovadoras para melhorar a experiência educacional e os resultados acadêmicos desses alunos, promovendo a inclusão no ambiente escolar. Para chegar nos resultados desejados é essencial seguir alguns objetivos. Iniciando pelo objetivo geral que teve como intuito desenvolver um jogo lúdico em formato web, utilizando HTML, CSS e JavaScript, que auxiliasse na memorização e concentração de alunos com TDAH. Os objetivos específicos incluíram compreender o TDAH, investigar o auxílio dos jogos lúdicos, aprofundar conhecimentos nas linguagens de programação e criar um protótipo de um jogo de memorização. Já a metodologia adotada seguiu um ciclo de desenvolvimento baseado no modelo Lean, dividido em três fases: requisitos e planejamento, desenvolvimento do protótipo, testes e ajustes. A pesquisa foi classificada como estudo de caso exploratório. E os resultados obtidos foram a criação de um protótipo de jogo de memorização e concentração, acessível via web, que apresenta sequências de cores crescentemente. O jogo foi projetado para auxiliar na emorização e concentração dos alunos, com a finalidade de se tornar uma ferramenta educativa eficaz e de fácil acesso. Por fim, concluiu-se que o jogo desenvolvido representa uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento cognitivo de crianças com TDAH, pois, tal jogo, dada a carência de ferramentas focados em alunos com TDAH no cenário educacional atual. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Attention-deficit hyperactivity disorder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
| Título: dc.title | Jogo lúdico para alunos dos primeiros anos do ensino fundamental com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | - |
| Título: dc.title | Playful game for students in the early years of elementary school with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: