Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Gustavo Jansen de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Gustavo Jansen de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Alinne Cristinne Correa | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rodolfo Adamshuk | - |
Autor(es): dc.creator | Viesseli, Kaliane Larissa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:00:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:00:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087272 | - |
Descrição: dc.description | During the software lifecycle, good effort estimation allows teams to make decisions about how activities will progress. Inaccurate or incorrect estimates directly impact software delivery, customer dissatisfaction, and ultimately, project failure. Several approaches proposed methods to calculate effort estimation that is approximate to the real effort. However, there is a gap in the state of practice concerning effort estimation in software maintenance activities. This work proposes a framework to calculate effort estimates during software maintenance, in a company environment composed of multiple teams working on the same project. This framework uses the real effort from previous activities to estimate the effort for new ones. To validate the EstimAi framework, an experimental evaluation was conducted in two maintenance teams during two Sprint iterations. As a result, the approach is not accurate; however, according to developers’ feedback, the estimate was acceptable, which leads us to conclude that the framework needs adjustments to further improve usability and the generated estimate. | - |
Descrição: dc.description | As estimativas de software são de grande importância, pois a partir dos esforços estimados, é possível tomar decisões sobre como será o andamento das atividades, além de resultarem no sucesso ou fracasso do projeto. Consequentemente, existe um número considerável de pesquisas que utilizam métodos diferentes de estimativa com a intenção de torná-las precisas, ou seja, deixar as estimativas o mais próximo do real esforço. Porém, apenas uma pequena parcela dessas pesquisas são direcionadas à manutenção de software, que é considerada uma das áreas que gera mais custos para as empresas. Este trabalho propõe o desenvolvimento do framework Web EstimAi para auxiliar as estimativas de esforço de manutenção, em um ambiente composto por múltiplas equipes trabalhando em um mesmo projeto. Para atingir esse objetivo, o framework utiliza dados históricos. O real esforço de atividades já finalizadas serve como base para o cálculo de estimativa de esforço de novas atividades. Para validar o framework, foi realizado um estudo de caso em duas equipes de manutenção, e como resultado, foi obtido que o método de estimativa de esforço segundo a literatura não é precisa. Porém, na opinião dos usuários, a estimativa foi consideravelmente aceitável, o que se conclui que o framework necessita de ajustes para melhorar ainda mais a usabilidade e a estimativa gerada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Software | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Manutenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software maintenance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Framework para estimar esforço de manutenção em um ambiente multi-equipe | - |
Título: dc.title | Framework for estimating maintenance effort in a multi-team environment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: