Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8186-051X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8186-051X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rudolph dos Santos Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0504-7329 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3796193323524023 | - |
Autor(es): dc.creator | Trindade, Rosana Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:00:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:00:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30260 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087227 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Oficina de metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação | - |
Descrição: dc.description | This research aims to investigate the contributions of the Active Design Thinking Methodology (ADM) for the continuing education of education professionals (coordinators, gets, supervisors and teachers). To do so, it was necessary to approach some considerations about the continuing education of education professionals in contemporaneity, which aimed at the reflective practice as a contribution to a change in pedagogical practice, actively including the Active Methodologies (AM), especially the MADT. Methodology is understood as the process of systematizing actions to achieve a result. Design Thinking can be considered an active methodology, because it works with a creative, collaborative, and experiential process, while allowing the educational professional to actively participate in the construction of results. The methodology used for this research is affiliated to qualitative analytical analysis that enables the understanding of the data collected through five phases: compilation, decomposition, recomposition, interpretation, and conclusion. The results indicated important contributions of MADT in the continuing education process of education professionals, such as the skills acquired, and the paradigm changes revealed by the participants. Even though, the continuing education of education professionals through MADT left traces of a considerable contribution to expand the reflections about an innovative praxis facing the educational challenges, some gaps in relation to facing the new in relation to the implementation of Design Thinking as an Active Methodology need to be discussed, supported, and validated. We conclude that, the observation of the participants of the MADT Workshop in remote and synchronous modality, with the participation of several experts in the field of education, allowed us to verify that the development of the stages (define, interpret, ideate, prototype and visualize) of MADT in the training contributed to the development of empathy problem and creativity, but, mainly, left traces of a considerable contribution to broaden the reflections about an innovative praxis facing educational challenges, but, even so, some gaps in relation to facing the new need to be discussed, supported, and validated. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da Metodologia Ativa Design Thinking (MADT) para a formação continuada de profissionais da educação (coordenadores, gestores, supervisores e professores). Para tanto, foi necessário abordar algumas considerações sobre a formação continuada de profissionais da Educação na contemporaneidade, que visasse a prática reflexiva como contribuição para uma mudança da prática pedagógica, incluindo ativamente as Metodologias Ativas (MA), especialmente a MADT. Compreende-se por metodologia o processo de sistematizar ações para alcançar um resultado. O Design Thinking pode ser considerado uma metodologia ativa, pois atua com um processo criativo, colaborativo e experiencial, enquanto permite que o profissional da educação participe ativamente na construção de resultados. A metodologia utilizada para esta pesquisa se filia à análise qualitativa analítica que possibilita compreender os dados coletados por meio de cinco fases: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. Os resultados indicaram importantes contribuições da MADT no processo de formação continuada dos profissionais da educação como às aptidões adquiridas e mudanças de paradigmas reveladas pelos participantes. Conclui-se que, a Oficina de MADT na modalidade remota e síncrona, com a participação de diversos especialistas na área da educação, permitiu verificar que o desenvolvimento das etapas (definir, interpretar, idear, prototipar e visualizar) da MADT na formação contribuiu para o desenvolvimento da empatia, da resolução de problemas e criatividade, mas, principalmente, deixou vestígios de uma contribuição considerável para ampliar as reflexões acerca de uma práxis inovadora frente aos desafios educacionais mas, ainda assim, algumas lacunas em relação ao enfrentamento do novo precisamser discutidas, apoiadas e validadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educadores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educators, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação | - |
Título: dc.title | The active design thinking methodology in the continuing education of education professionals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: