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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kavanagh, Edward | - |
Autor(es): dc.creator | Fogaça, Daniela Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:00:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:00:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21946 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087182 | - |
Descrição: dc.description | Given that the change that causes the man in the Environment and in how it uses its natural resources, knowing Nature, its phenomena and changes that human activities exert on it became essential to guarantee the continuity of our world in a way that everyone can enjoy their riches in a conscious and planned. For this it is necessary that all human beings, adults or children, be aware of these facts which implies an Environmental Education effective. The curriculum component "Physics" has a great relationship with the phenomena related to these issues can be worked out with the student through the contextualization of this topic in the contents that are worked in high school if well conducted by the teacher who will be working indirectly Education Environmental. The best way to work with such content and relate them to environmental issues is through practical experiments that propose research and hence the relation between them, providing the student with a greater knowledge and understanding of environmental phenomena and issues that are present in our day to day so it is possible to make our students a citizen conscious, critical, understanding the world we live in and the importance of a healthy environment and preserved for all who live in today and for future dumb generations. The practical experiments require greater student attention and reasoning, and, when well conducted, let him draw his own conclusions and relate them to their daily lives, in the case of environmental issues, one practical experiment also provides students to develop their critical side and giving him a new view on the role of man over nature and the impacts it has on it can reach up to ideas of how to ameliorate them and question the necessity of these actions, the teacher happens to be largely responsible for this development and must be able to answer these questions knowing mediate situations that may even involve heated debates on the subject between the different opinions that can and should arise when working this way. | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista que a alteração que o homem provoca no Meio Ambiente e na forma como utiliza os seus recursos naturais, conhecer a Natureza, os seus fenômenos e as alterações que as atividades do homem exercem sobre ela tornasse fundamental para garantirmos a continuidade do nosso mundo de uma forma que todos possam usufruir de suas riquezas de forma consciente e planejada. Para isso, é preciso que todos os seres humanos, adultos ou crianças, tenham conhecimento desses fatos o que implica em uma Educação Ambiental efetiva. O componente curricular “Física” apresenta grande relação com os fenômenos relacionados a essas questões podendo ser trabalhado com o aluno através da contextualização desse tema nos conteúdos que são trabalhados no Ensino Médio desde que bem conduzidos pelo professor que, de forma indireta estará trabalhando a Educação Ambiental. A melhor forma de se trabalhar esses conteúdos e de relacioná-los com as questões ambientais é através de experimentos práticos que proponham a investigação e, consequentemente a relação existente entre eles, proporcionando ao aluno um maior conhecimento e entendimento dos fenômenos ambientais e suas questões que estão presentes no nosso dia a dia sendo assim, é possível tornar o nosso aluno um cidadão consciente, crítico, conhecedor do mundo em que vivemos e da importância de um Meio Ambiente saudável e preservado para todos os que hoje vivem nesse mudo e para as futuras gerações. Os experimentos práticos requerem do aluno maior atenção e raciocínio e, quando bem conduzidos, permitem que ele tire suas próprias conclusões e relacioná-los ao seu cotidiano, no caso das questões ambientais, um experimento prático proporciona também ao aluno desenvolver o seu lado crítico e dando a ele uma nova visão sobre a atuação do homem sobre a natureza e dos impactos que ele gera sobre ela podendo chegar até a ideias de como amenizá-los e questionar a necessidade dessas ações, o professor passa a ser o maior responsável por esse desenvolvimento e deve estar capacitado para responder a esses questionamentos sabendo mediar às situações que podem envolver até mesmo debates acalorados sobre o assunto entre as diferentes opiniões que podem e devem surgir quando se trabalha dessa forma. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenômenos naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural phenomena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Física x meio ambiente: a importância da física nos fenômenos relacionados ao meio ambiente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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