
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Borges, Helyane Bronoski | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borges, Helyane Bronoski | - |
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Simone de | - |
| Autor(es): dc.creator | Salles, Gabriel Dalzoto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:59:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:59:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37295 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087120 | - |
| Descrição: dc.description | The application of serious games is an excellent teaching practice, as it allows students to learn specific content in a fun and rapid manner. Many of these games employ traditional assessment methods, such as questionnaires. By using machine learning algorithms and data analysis, it is possible to generate hypotheses and identify patterns not only regarding the game itself but also the sessions played by students. This aims to propose improvements to the game and uncover player characteristics. This study applied data analysis techniques and machine learning algorithms to a serious game themed around Commemorative Dates. Initially, the game's variables that would be significant for the analysis were identified. Subsequently, the serious game was applied to students with intellectual disabilities. After data collection, the data were pre-processed to eliminate incomplete entries. The analysis of these data involved the application of machine learning algorithms, such as linear regression and K-Means, as well as data visualization techniques, including bar charts, pie charts, scatter plots, and tables. As a result, it was possible to identify characteristics of the game's stages, highlighting which stages were easier or more difficult for players, in addition to revealing patterns in each player's sessions concerning the moves made. | - |
| Descrição: dc.description | A aplicação de jogos sérios é uma ótima prática de ensino, pois faz com que o aluno possa aprender determinado conteúdo de forma divertida e rápida. Muitos destes jogos possuem métodos de avaliação tradicionais, como questionários. Com o uso de algoritmos de aprendizagem de máquina e análise de dados, é possível gerar hipóteses e encontrar padrões não só a respeito do jogo, mas também das partidas realizadas pelos alunos, com a finalidade de propor melhorias ao jogo e descobrir características dos jogadores. Este trabalho aplicou técnicas de análise de dados e algoritmos de aprendizagem de máquina em um jogo sério com tema Datas Comemorativas. Primeiramente, foram levantadas as variáveis do jogo que seriam importantes na análise: após esta etapa, o jogo sério foi aplicado para alunos com deficiência intelectual. Após a coleta, estes dados foram pré-processados, para eliminar dados incompletos. A análise destes dados contou com a aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina, como a regressão linear e o K-Means, e técnicas de visualização de dados, como gráficos de barras, gráficos de setores, gráficos de dispersão e tabelas. Como resultado, foi possível descobrir características das fases do jogo, mostrando quais fases foram mais fáceis ou difíceis para o jogador, além de trazer padrões sobre as partidas de cada jogador, em relação às jogadas realizadas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado do computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fluxo de dados (Computadores) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Machine learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Data flow computing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Aplicação de técnicas de análise de dados em um jogo sério sobre datas comemorativas | - |
| Título: dc.title | Application of data analysis techniques in a serious game about commemorative dates | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: