Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gaertner, Rosinéte | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Guataçara dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Stadler, Rita de Cássia da Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Jaqueline de Morais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:59:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:59:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3519 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087117 | - |
Descrição: dc.description | This study had as an objective to investigate how the proposed teaching through Theme Generators can contribute to teaching and learning of mathematics in the early years of elementary school. The research was conducted with students in 3rd year of 1st cycle of basic education in a school of the Municipal Education of the city of Ponta Grossa, Parana. In order to create strategies that would meet the training needs of students, it was chosen the adoption of a generative theme to develop the curriculum contents in mathematics. The directing, collecting and analyzing data were produced by the interpretative research, of qualitative nature with its purpose applied. During the development of the activities, it was realized greater involvement of the students with the contents whether compared to the strategies of earlier work, as well as it was also noticed the progress in learning, shown through formative assessment by using different tools. Based on the developed work it was carried out a textbook on interactive in DVD, whose goal is to provide teachers of early years a working script to develop the contents of mathematics in a contextualized way, using generative themes. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo investigar como a proposta de ensino por meio de Temas Geradores pode contribuir para o ensino-aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para se elaborarem estratégias que atendessem as necessidades de formação dos estudantes, optou-se pela adoção de um “tema gerador” para desenvolver os conteúdos curriculares de matemática. O direcionamento, coleta e análise dos dados se deu por meio da pesquisa interpretativa, de natureza qualitativa com finalidade aplicada. Durante o desenvolvimento das atividades, percebeu-se maior envolvimento dos alunos com os conteúdos se comparados às estratégias de trabalhos anteriores, bem como acentuado progresso na aprendizagem, demonstrado por meio de avaliação formativa, com o uso de diferentes ferramentas. Com base no trabalho desenvolvido, originou-se um manual didático interativo em DVD, cujo objetivo é oferecer aos professores de anos iniciais um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de matemática de forma contextualizada, utilizando temas geradores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | O ensino da matemática nos anos iniciais: uma abordagem a partir de um tema gerador | - |
Título: dc.title | The teaching of mathematics in the early years: an approach from a theme generator | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: