
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Franciele | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:59:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:59:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20650 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087108 | - |
| Descrição: dc.description | This work had as thematic the abordage of reading strategies in English Language at the context of professional high school, in order to bring the contribuitions about Instrumental English and thus to instigate reading practices of texts in English using these strategies. From the bibliographical researches of the most varied authors and texts already published on the subject, we were able to perceive and discuss the concepts of reading, critical thinking and reading strategies, themes só recurrent in the North American studies of authors like Heberle and Taglieber, who contributed to the advancement of this só-called critical approach to reading. In an interactionist perspective, the contributions of Isabel Solé on reading strategies, about what they are, which they are and how to work in the classroom, as well as the study of methods and their perspectives on the discursive ability to read by means of the author Oliveira. With this, the importance and even the devaluation of reading was noticed, as well as how educators and all the force responsible for the education process should collaborate in the formation of critical, autonomous and participatory readers. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a abordagem das estratégias de leitura dentro da língua inglesa no contexto do ensino médio profissional, a fim de trazer as contribuições pertinentes sobre o Inglês Instrumental e, assim, fomentar as práticas de leitura de textos em língua inglesa por meio dessas estratégias. A partir de pesquisas bibliográficas dos mais variados autores e textos já publicados acerca do assunto, pudemos perceber e discutir os conceitos de leitura, pensamento crítico e estratégias de leitura, temas tão recorrentes nos estudos norte-americanos de autores como Heberle e Taglieber, os quais contribuíram para os avanços dessa chamada abordagem crítica da leitura. Numa perspectiva interacionista, também foram analisadas as contribuições de Isabel Solé sobre as estratégias de leitura, o que são, quais são e como trabalhá-las em sala de aula, além do estudo dos métodos e suas perspectivas a respeito da habilidade discursiva de ler por meio do autor Oliveira. Com isso, percebeu-se a importância e, até mesmo, a desvalorização da leitura, além do quanto os educadores e toda força responsável pelo processo de educação devem colaborar para a formação de leitores críticos, autônomos e participativos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura – Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Development Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
| Título: dc.title | Estratégias de leitura em língua inglesa no contexto de ensino médio profissional | - |
| Título: dc.title | Strategies of reading in english at the context of professional high school | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: