
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Romero, Adriano Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Romero, Adriano Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Romero, Rafaelle Bonzanini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
| Autor(es): dc.creator | Benedito, Adriane da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:59:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:59:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32083 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087074 | - |
| Descrição: dc.description | This article sought to verify what was published about teaching science in the early grades of elementary school, through digital media, during the COVID-19 pandemic. To this end, we used a systematic review as a scientific research method, using Google Scholar as a search engine for bibliographic references. Through the systematic review, we arrived at ten texts, which composed the corpus of the research. After the definition of the corpus, the texts were analyzed regarding their structural aspects and content. To complement the initial content analysis, we used the records provided by the IRaMuTeQ software aiming to support the research results. As a result of the studies, we verified the rise and relevance of the theme, as well as, regarding the content of the works, the concern in reporting the challenges that the teaching work faced when it had to be abruptly adapted to the virtual environment. | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo buscou verificar o que foi publicado sobre o ensino de Ciências, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por meio das mídias digitais, durante o período da pandemia COVID-19. Para tanto, utilizamos a revisão sistemática como método de investigação científica, utilizando o Google Acadêmico como buscador de referências bibliográficas. Por meio da revisão sistemática chegamos a 10 textos, que compuseram o corpus da pesquisa. A partir da definição do corpus, os textos foram analisados quanto aos seus aspectos estruturais e conteúdo. Para complementar a análise inicial de conteúdo, utilizamos os registros fornecidos pelo software IRaMuTeQ objetivando subsidiar os resultados da pesquisa. Como resultado das análises, verificamos a ascensão e relevância do tema, bem como, quanto ao conteúdo dos trabalhos, a preocupação em relatar os desafios que o trabalho docente enfrentou ao ter de ser abruptamente adaptado para o meio virtual. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Searching, Bibliographical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 Pandemic, 2020- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O ensino de ciências nas séries iniciais mediado por atividades remotas: o que foi publicado sobre esse tema durante a pandemia do COVID-19 | - |
| Título: dc.title | Science teaching in the early grades mediated by remote activities: what was published on this topic during the COVID-19 pandemic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: