Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wellton Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wellton Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
Autor(es): dc.contributor | Wild, Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Copini, Jeferson Renan Valendorff | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:59:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:59:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35545 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087072 | - |
Descrição: dc.description | This work presents the development of a collaborative catalog of public educational software, aiming to facilitate access to and use of technological resources in educational environments. The justification for creating this catalog lies in the growing need to integrate educational technologies into the teaching-learning process, promoting digital inclusion and improving educational quality. The main objective is to create an online platform where educators, students, and developers can find and share free educational software, contributing to the dissemination of innovative and effective teaching practices. The adopted methodology involves collecting and analyzing data on educational software available on the web, implementing a system for community submission and review of contributions, and organizing this information into an accessible and intuitive catalog. The expected results include a robust and updated database of educational software, with detailed descriptions, evaluations, and usage recommendations, facilitating the choice and adoption of these resources by educators and institutions. The conclusion highlights the importance of the catalog as a teaching support tool, encouraging collaboration among users and contributing to the continuous improvement of available educational resources. The initiative also promotes the democratization of access to educational technologies, strengthening the teaching-learning process. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um catálogo colaborativo de softwares educacionais públicos, visando facilitar o acesso e a utilização de recursos tecnológicos em ambientes educacionais. A justificativa para a criação deste catálogo reside na necessidade crescente de integrar tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a inclusão digital e a melhoria da qualidade educacional. O principal objetivo é criar uma plataforma online onde educadores, alunos e desenvolvedores possam encontrar e compartilhar softwares educacionais gratuitos, contribuindo para a disseminação de práticas inovadoras e eficazes no ensino. A metodologia adotada envolve a coleta e análise de dados sobre softwares educacionais disponíveis na web, a implementação de um sistema de submissão e revisão de contribuições pela comunidade, e a organização dessas informações em um catálogo acessível e intuitivo. Os resultados esperados incluem um banco de dados robusto e atualizado de softwares educacionais, com descrições detalhadas, avaliações e recomendações de uso, facilitando a escolha e a adoção desses recursos por parte de educadores e instituições. A conclusão destaca a importância do catálogo como uma ferramenta de apoio ao ensino, incentivando a colaboração entre usuários e contribuindo para a melhoria contínua dos recursos educacionais disponíveis. A iniciativa também promove a democratização do acesso a tecnologias educacionais, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catálogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catalogs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computing platforms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Ambiente web colaborativo de catalogação de softwares educacionais | - |
Título: dc.title | Collaborative web environment for software cataloging | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: