
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Periotto, Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Fausto Eduardo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:59:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:59:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21728 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087052 | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this work is to substantiate the proposed of introduction of educational games as additional methodology in the process of teaching and learning Biology. The study of Cell or Cytology is considered by students as one of the most complex themes due to its abstract feature especially when the subject refers to the Plasma Membrane. One of the factors that contribute to this difficulty of understanding are the teaching methods used they were prepared for the teaching and learning of the past generations and therefore became ineffective for the learning of today's youth that was born in the digital age and learning through interaction with new technologies. With this, it is essential to introduce new teaching methodologies that facilitate the creation of abstraction and mental representations and that are part of everyday life of the student arousing his interest in building their own knowledge in an active way. A descriptive literature review was built through research and bibliographic search in books, scientific articles and websites addressing the difficulties in teaching Cytology, changes in the allocation of knowledge through the generations, contributions to teaching and learning of the use of educational games and some electronic games available on the internet involving the theme Cytology. It is hoped that this work can contribute to the teaching of Physics and Chemical Sciences, since they also have microscopic and abstract contents of learning difficult. | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi fundamentar a proposta de introdução de games educativos como metodologia auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em Biologia. O estudo da Célula ou Citologia é considerado pelos alunos como um dos assuntos mais complexos devido ao seu caráter abstrato, principalmente quando o tema se refere à Membrana Plasmática. Um dos fatores que contribuem para esta dificuldade de entendimento são as metodologias de ensino utilizadas, elas foram elaboradas para o processo de ensino-aprendizagem das gerações passadas e por isso tornaram-se ineficientes para os jovens de hoje, nascidos na era digital e que aprendem com a interação com as novas tecnologias. Com isso, torna-se imprescindível a introdução de novas metodologias de ensino que facilitem a abstração na criação de representações mentais e que façam parte do cotidiano do aluno, despertando assim, seu interesse na construção de seu próprio conhecimento de maneira ativa. Foi construída uma revisão bibliográfica descritiva através de pesquisa e levantamento bibliográfico em sites de busca, livros e artigos científicos abordando as dificuldades no ensino de Citologia, as mudanças na forma de apropriação do conhecimento, as contribuições para o ensino-aprendizagem do uso de games educativos e alguns jogos eletrônicos disponíveis na internet envolvendo o tema Citologia. Espera-se que este trabalho possa contribuir com o ensino das Ciências Físicas e Químicas, uma vez que também possuem conteúdos microscópicos e abstratos de difícil aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências com jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | Jogos eletrônicos como metodologia alternativa no ensino de citologia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: