Aprendizagem colaborativa no contexto de uma atividade de modelagem matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
Autor(es): dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
Autor(es): dc.creatorFerruzzi, Elaine Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:59:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:59:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30241-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a17-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1087048-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, we focus on investigating what presents itself of the collaborative learning when students, in groups, develop a mathematical modeling activity. For that, we analyzed an activity developed by a group of students of a Chemistry Degree course in the discipline of Ordinary Differential Equations. The qualitative analysis of the interpretative nature of the written records, audios, and videos is based on aspects of collaborative learning, namely: interactivity, synchrony in interaction, and negotiation. With that, we could infer that, when students are oriented to work collaboratively, to learn together, to make themselves understood, to hear other voices and negotiate referrals, either to understand and simplify the problematic situation, to mathematize or to determine the solution, we achieve collaborative learning.-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo nos concentramos em investigar o que se mostra de aprendizagem colaborativa quando os alunos, em grupos, desenvolvem uma atividade de Modelagem Matemática. Para isso, analisamos uma atividade desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias. A análise qualitativa de cunho interpretativo dos registros escritos, áudios e vídeos está pautada em aspectos da aprendizagem colaborativa, quais sejam: interatividade, sincronia na interação e negociação. Com isso, pudemos inferir que, quando os alunos são orientados a trabalhar colaborativamente, de maneira a aprender juntos, se fazer entender, ouvir outras vozes e negociar encaminhamentos, seja para entendimento e simplificação da situação problemática, para matematização ou para determinar a solução, a aprendizagem colaborativa é oportunizada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Relação: dc.relationhttps://www.scielo.br/j/bolema/a/Ch9T8t3G4CdKBhLKRY3PHbF/?lang=pt-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho de grupo na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEquações diferenciais-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectGroup work in education-
Palavras-chave: dc.subjectDifferential equations-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleAprendizagem colaborativa no contexto de uma atividade de modelagem matemática-
Título: dc.titleCollaborative learning in the context of a mathematical modeling activity-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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