Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gneri, Paula Olga | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8775603192942436 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hess, Patricia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7056578508784145 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hess, Patrícia | - |
Autor(es): dc.contributor | Dorini, Fábio Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Santana, Luis Antônio Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Espírito Santo, Andressa do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:59:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:59:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4292 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086957 | - |
Descrição: dc.description | This work proposes a classroom activity which is useful to help basic education students understand the formalization of infinite sets, through the concept of a bijective functions. Therefore, we begin the study presenting its theoretical basis through a detailed analysis on two fundamental concepts of mathematics and essential for definition of infinite sets: sets and functions. Following, we do a brief survey on the approach of these two concepts, as well as the existence or not of something related to infinite set in some national textbooks. We conclude the work with a proposal of a didactic sequence to be presented in high school with the objective of exploring the concept of bijection as the fundamental basis for the student to be able to differentiate an infinite set from a very large finite set. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho propomos uma atividade que objetiva formalizar a definição de conjunto infinito na educação básica através do conceito de função bijetiva. Para tanto, iniciamos o texto realizando a fundamentação teórica através de uma análise rigorosa dos conceitos de conjuntos e função que são fundamentais para a matemática e essenciais para definição de conjunto infinito. Na sequência, apresentamos uma breve pesquisa sobre a maneira como são abordados esses dois conceitos, bem como a existência ou não de algo relacionado a conjunto infinito em alguns livros didáticos nacionais. Finalizamos o trabalho com uma proposta de sequência didática para ser apresentada em turmas do ensino médio com o objetivo de explorar o conceito de bijeção como base fundamental para que o aluno seja capaz de diferenciar um conjunto infinito de um conjunto finito muito grande. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos conjuntos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infinito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de base | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Set theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infinite | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers, training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Conjuntos infinitos e funções bijetivas: uma abordagem na educação básica | - |
Título: dc.title | Infinite sets and bijective functions: an approach in basic education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: