Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Patrícia Salomão | - |
Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor | Baron, Alessandra Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Amanda Presente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:59:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:59:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31702 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086933 | - |
Descrição: dc.description | The classes still show the traditional as the predominant method of teaching, because of this, students are passive agents in learning. But this has been changing with the use of resources for a more active and thus meaningful learning, with this the student takes learning from the classroom to their daily lives. The resources to be used can present everyday life, have a relationship between science, technology and society or, as a focus in this work, the use of information and communication technologies (ICT). The interactive points are very important for the student to have a better interaction and communication, thus overcoming the limits of the classroom, becoming an important part of society as a whole. In chemistry, the use of resources is even more important, bringing to understanding concepts that were previously seen in a complex and abstract way, so this work aims to situate ICT's in the face of the challenges of chemical education today, to bring a bibliographic survey of ICT's used in teaching and learning chemistry, more specifically organic chemistry and presenting some ways to use the Avogadro software that contribute to the threedimensional representation of organic molecules, since the survey results, in general, do not present many satisfactory technological proposals teaching for organic chemistry, being even more scarce for the use of software, concluding that this is an area that has much to be explored. | - |
Descrição: dc.description | As aulas ainda mostram o tradicional como método predominante de ensino, por conta disso os alunos são agentes passivos na aprendizagem. Mas isso vem mudando com o uso de recursos para uma aprendizagem mais ativa e assim significativa, com isso o aluno leva o aprendizado da sala de aula para o seu cotidiano. Os recursos a serem utilizados podem apresentar a cotidianização, ter uma relação entre ciência tecnologia e sociedade ou ainda, como foco nesse trabalho, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Os pontos interativos são muito importantes para que o aluno tenha uma melhor interação e comunicação superando assim os limites da sala de aula, se tornando uma peça importante da sociedade como um todo. Na química o uso de recursos é ainda mais importante, trazendo ao entendimento conceitos que antes eram vistos de forma complexa e abstrata, assim este trabalho tem por objetivo, situar as TIC’s perante aos desafios da educação química na atualidade, trazer um levantamento bibliográfico das TIC’s usadas no ensino e aprendizagem de química, mais especificamente da química orgânica e apresentação de algumas formas de uso do software Avogadro que colaboram para a representação tridimensional de moléculas orgânicas, já que os resultados dos levantamentos, de maneira geral, não apresentam muitas propostas tecnológicas satisfatórias de ensino para a química orgânica, sendo ainda mais escassas para o uso de softwares, concluindo então que essa é uma área que tem muito a ser explorada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry, Organic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA | - |
Título: dc.title | Proposta de articulação entre tecnologias de informação e comunicação e ensino de química orgânica: o software avogadro | - |
Título: dc.title | Articulation between information and communication technologies and teaching organic chemistry: the software Avogadro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: