Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Thiago Pinguello de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ashtiani, Alireza Mohebi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Anderson Paiao dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 | - |
Autor(es): dc.contributor | Anna, Douglas Azevedo Sant | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6198911600975413 | - |
Autor(es): dc.contributor | Natali, Fabio Matheus Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0666760133429351 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Flavio Roberto Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9019677210728492 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Thiago Pinguello de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Katia Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:58:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:58:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086779 | - |
Descrição: dc.description | In this work we intend to investigate the use of the Minecraft Education Game as an Active Methodology tool for teaching Mathematics. More specifically, we want to investigate how this game can help teenagers between 11 and 17 years of age to learn about the concepts of areas, volumes and proportions. Once this game provides a three-dimensional simulation of the real world, we hope that such immersion, together with activities developed in this environment, can significantly contribute to learning. | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação investigamos o uso do Jogo Minecraft Education como uma ferramenta de Metodologia Ativa para o ensino de Matemática. Mais especificamente, queremos investigar como esse jogo pode ajudar no ensino e aprendizagem dos conceitos de áreas, volumes e proporções. O público alvo da investigação são adolescentes de 11 a 17 anos. Como o referido jogo fornece uma simulação tridimensional do mundo real, esperamos que tal imersão, juntamente com atividades elaboradas nesse ambiente, possa contribuir significativamente para o aprendizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minecraft (Jogo) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proporção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minecraft (Game) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proportion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções | - |
Título: dc.title | The use of minecraft education as a mathematics teaching and learning tool: areas, volumes and proportions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: