Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sekine, Elizabete Satsuki | - |
Autor(es): dc.contributor | Sekine, Elizabete Satsuki | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Ingenchki, Fernanda Nara Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Valentim, Mariana Isabeli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:58:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:58:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36912 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086662 | - |
Descrição: dc.description | Over the past few decades, environmental degradation and biodiversity loss has become an increasingly concerning issue. In this setting, it is evident that there are political, social, and scientific movements advocating for sustainability. The implementation of Environmental Education in schools has been intensified, promoting awareness and fostering scientific-technological development by engaging in discussions about the consequences of human actions on nature. The upcoming research, with exploratory and applied nature, presents the development of an educational product constructed through didactic transposition and the combination between the subject-matters “bee diversity” and “environmental emergencies”. Within the established dialogues, principles from ecology, botany, entomology, and other areas of biology, were related to the political, social, and cultural spheres. The built correlation revealed possible ways to enhance Environmental Education and encourage the adoption of innovative educational tools that surpass traditional teaching methods. | - |
Descrição: dc.description | Nas últimas décadas, tem sido testemunhada a crescente preocupação com a degradação ambiental e perda da biodiversidade e, nesse contexto, são evidentes as movimentações políticas, sociais e científicas em prol da sustentabilidade. O emprego da Educação Ambiental nas escolas tem sido intensificado, promovendo a sensibilização e formação científico-tecnológica do cidadão consciente com o meio ambiente, por meio da discussão acerca das interferências de ações humanas à natureza. A pesquisa adiante, de caráter exploratório e aplicado, norteia a elaboração de um produto didático construído a partir da transposição didática e do amálgama educativo entre diversidade das abelhas e emergências ambientais. Nas discussões criadas, relaciona-se os princípios de ecologia, botânica, entomologia, entre outras áreas das ciências naturais e da biologia, às esferas política, social e cultural. Por meio dessa correlação, foram identificados potenciais contribuições à Educação Ambiental e um possível estímulo ao uso de novas ferramentas educativas que suplantam o ensino tradicional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abelhas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bees | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Diversidade de abelhas: uma transposição didática para educação ambiental | - |
Título: dc.title | Diversity of bees: a didactic transposition for environmental education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: