
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valderrama, Patrícia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cruz, Eduarda Barbieri da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Consolin , Marcilene Ferrari Barriquello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cruz, Eduarda Barbieri da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Valderrama, Patrícia | - |
| Autor(es): dc.creator | Perrud, Nathan dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:58:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:58:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37603 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086582 | - |
| Descrição: dc.description | Chemometrics has gained significant importance in higher education and the job market, leading to an increasing number of teaching approaches for various chemometric tools. In this context, the present work aims to contribute to the development and expansion of educational strategies by presenting a didacticpedagogical proposal for teaching Multivariate Curve Resolution using Alternating Least Squares (MCR-ALS). This proposal is designed for implementation in higher education courses that include chemometric topics in their curricula. Based on ultraviolet and visible (UV-Vis) spectrophotometric data collected from a binary solution of colorants, the activity covers essential concepts of chemometrics and MCR-ALS, an introduction to the data set, practical use of the MCR-ALS graphical user interface, and pseudo-univariate calibration. The objective is to promote a deeper understanding of MCR-ALS among students, encouraging both the conceptual comprehension and practical interpretation of this chemometric tool and its applications. Furthermore, this didactic-pedagogical approach is intended to support the development of innovative teaching practices in chemometrics within higher education settings. | - |
| Descrição: dc.description | A quimiometria tem ganhado importância significativa no ensino superior e no mercado de trabalho, levando a um número crescente de abordagens de ensino para diversas ferramentas quimiométricas. Nesse contexto, o presente trabalho visa contribuir para o desenvolvimento e expansão de estratégias educacionais, apresentando uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Resolução de Curvas Multivariadas usando Mínimos Quadrados Alternados (MCR-ALS). Esta proposta foi elaborada para implementação em cursos de ensino superior que incluem tópicos quimiométricos em seus currículos. Com base em dados espectrofotométricos no ultravioleta e visível (UV-Vis) coletados de uma solução binária de corantes, a atividade aborda conceitos essenciais de quimiometria e MCR-ALS, uma introdução ao conjunto de dados, uso prático da interface gráfica do usuário MCR-ALS e calibração pseudounivariada. O objetivo é promover um entendimento mais aprofundado do MCR-ALS entre os alunos, incentivando tanto a compreensão conceitual quanto a interpretação prática desta ferramenta quimiométrica e suas aplicações. Além disso, essa abordagem didático-pedagógica visa apoiar o desenvolvimento de práticas de ensino inovadoras em quimiometria em ambientes de ensino superior. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quimiometria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise multivariada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemometrics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multivariate analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
| Título: dc.title | Proposta experimental para o ensino de MCR-ALS em cursos de quimiometria experimental | - |
| Título: dc.title | Proposal for teaching MCR-ALS in chemometry courses | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: