
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Breylla Raphaela da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:57:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:57:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29632 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086530 | - |
| Descrição: dc.description | The dance greatly contributes to develop the student in the process of teaching and learning, especially in early childhood education, because it stimulates different areas of the child's brain, which are not developed by other forms of language. It is perceived that dance can influence and improve the behavior of the students, even facilitating the teachinglearning process, contributing to their global development.It is necessary to create situations in which moving,and dancing and learning have a specific purpose, which are not a mechanical and meaningless exercise. For this, it is important to develop proposals structured around development activities, having dance as a work strategy, so that the act of teaching and learning at school does not lose its social character. Therefore, orientation and support are needed. The formation of education professionals today requires the development of an interdisciplinary, pluralist and integrating perspective, which can be expanded and enriched in the work to be developed with the teachers in office, based on proposals that closely articulate the scientific and pedagogical, in a unitary and multidimensional vision of culture.It aims to show that the benefits of dance, howit can help in the growth of the child, how it helps in their development, both in body awareness and in their social development. | - |
| Descrição: dc.description | A dança muito contribui para desenvolver o aluno no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na educação infantil, pois estimula diferentes áreas do cérebro da criança, que não são desenvolvidas por outras formas de linguagens. Percebe-se que a dança pode influenciar e melhorar o comportamento dos alunos, facilitando, inclusive, o processo ensino aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento global deles. É preciso criar situações em que movimentar e dançar e aprender tenham finalidade específica, que não se configurem em um exercício mecânico e sem sentido. Para isso, é importante o desenvolvimento de propostas estruturadas em torno de atividades de desenvolvimento, tendo a dança como uma estratégia de trabalho, de modo que o ato de ensino e aprendizagem na escola não perca seu caráter social. Faz-se necessário, portanto, orientação e apoio. A formação dos profissionais da educação, hoje, exige o desenvolvimento de uma perspectiva interdisciplinar, pluralista e integradora, que pode ser ampliada e enriquecida no trabalho a ser desenvolvido com os docentes em exercício, a partir de propostas que articulem intimamente o científico e o pedagógico, numa visão unitária e multidimensional da cultura. Tem como objetivo mostrar que os benefícios da dança como um todo, como ela pode ajudar no crescimento da criança, como ela auxilia em seu desenvolvimento, tanto na consciência corporal quanto em sua desenvoltura social. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Dança: espaço de criação e aprendizagem na educação infantil | - |
| Título: dc.title | Dance: space of creation and learning with dance in early childhood education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: