Dança: espaço de criação e aprendizagem na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorJuliano, Joice Maria Maltauro-
Autor(es): dc.creatorSilva, Breylla Raphaela da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:57:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:57:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086530-
Descrição: dc.descriptionThe dance greatly contributes to develop the student in the process of teaching and learning, especially in early childhood education, because it stimulates different areas of the child's brain, which are not developed by other forms of language. It is perceived that dance can influence and improve the behavior of the students, even facilitating the teaching­learning process, contributing to their global development.It is necessary to create situations in which moving,and dancing and learning have a specific purpose, which are not a mechanical and meaningless exercise. For this, it is important to develop proposals structured around development activities, having dance as a work strategy, so that the act of teaching and learning at school does not lose its social character. Therefore, orientation and support are needed. The formation of education professionals today requires the development of an interdisciplinary, pluralist and integrating perspective, which can be expanded and enriched in the work to be developed with the teachers in office, based on proposals that closely articulate the scientific and pedagogical, in a unitary and multidimensional vision of culture.It aims to show that the benefits of dance, howit can help in the growth of the child, how it helps in their development, both in body awareness and in their social development.-
Descrição: dc.descriptionA dança muito contribui para desenvolver o aluno no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na educação infantil, pois estimula diferentes áreas do cérebro da criança, que não são desenvolvidas por outras formas de linguagens. Percebe-­se que a dança pode influenciar e melhorar o comportamento dos alunos, facilitando, inclusive, o processo ensino­ aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento global deles. É preciso criar situações em que movimentar e dançar e aprender tenham finalidade específica, que não se configurem em um exercício mecânico e sem sentido. Para isso, é importante o desenvolvimento de propostas estruturadas em torno de atividades de desenvolvimento, tendo a dança como uma estratégia de trabalho, de modo que o ato de ensino e aprendizagem na escola não perca seu caráter social. Faz­-se necessário, portanto, orientação e apoio. A formação dos profissionais da educação, hoje, exige o desenvolvimento de uma perspectiva interdisciplinar, pluralista e integradora, que pode ser ampliada e enriquecida no trabalho a ser desenvolvido com os docentes em exercício, a partir de propostas que articulem intimamente o científico e o pedagógico, numa visão unitária e multidimensional da cultura. Tem como objetivo mostrar que os benefícios da dança como um todo, como ela pode ajudar no crescimento da criança, como ela auxilia em seu desenvolvimento, tanto na consciência corporal quanto em sua desenvoltura social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectMusic in education-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational innovations-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDança: espaço de criação e aprendizagem na educação infantil-
Título: dc.titleDance: space of creation and learning with dance in early childhood education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.