Visão computacional aplicada para interface de jogos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Richard Duarte-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Vinícius Camargo-
Autor(es): dc.creatorTuzura, Lucas Ryuji-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:57:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:57:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37316-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086491-
Descrição: dc.descriptionGiven the continuous growth of the gaming industry, it is necessary to explore new forms of interaction between the user and the game, therefore, there is a growing demand for immersive and engaging experiences. Inspired by the idea of allowing more realistic body movements, this study is based on the premise that detecting gestures or movements through the use of a camera as a sensor can be an innovative and effective approach, therefore, the main objective of this project is to investigate and implement gesture detection using a camera with the aim of integrating this technology into players experiences, and the integration process between these technologies is also described. The proposal seeks to explore the possibilities offered by computer vision to provide a more intuitive and dynamic interaction. As results, tests were conducted in different scenarios that simulated challenging detection conditions, such as variations in distance, lighting, and dynamic backgrounds. The developed system demonstrated robustness and satisfactory accuracy in identifying mapped gestures, even in complex environments.-
Descrição: dc.descriptionVisto o crescimento contínuo da indústria de jogos, é necessário explorar novas formas de interação entre o usuário e o jogo, portanto, há uma demanda crescente por experiências imersivas e envolventes. Inspirado pela ideia de permitir movimentos corporais em jogos, este estudo se baseia na premissa de que a detecção de gestos ou movimentos através do uso de uma câmera como sensor pode ser uma abordagem inovadora e eficaz. O objetivo principal deste projeto é investigar e implementar a detecção de gestos usando uma câmera com o intuito de integrar essa tecnologia às experiências dos jogadores, sendo também descrita, o processo de integração entre essas tecnologias. A proposta busca explorar as possibilidades oferecidas pela visão computacional para proporcionar uma interação mais intuitiva e dinâmica. Como resultados, foram realizados testes em diferentes cenários que simulavam condições desafiadoras para a detecção, como variações de distância, iluminação e fundos dinâmicos. O sistema desenvolvido demonstrou robustez e precisão satisfatória na identificação dos gestos mapeados, mesmo em ambientes complexos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Informática-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectVideogames-
Palavras-chave: dc.subjectJogos para computador-
Palavras-chave: dc.subjectInterface gráfica com o usuário (Sistemas de computação)-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento de imagens-
Palavras-chave: dc.subjectVisão por computador-
Palavras-chave: dc.subjectVideo games-
Palavras-chave: dc.subjectComputer games-
Palavras-chave: dc.subjectGraphical user interfaces (Computer systems)-
Palavras-chave: dc.subjectImage processing-
Palavras-chave: dc.subjectComputer vision-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleVisão computacional aplicada para interface de jogos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.