Modelagem matemática nos anos iniciais no contexto remoto: uma análise do raciocínio proporcional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBezerra, Maria do Carmo Cardoso-
Autor(es): dc.creatorMartins, Nágela-
Autor(es): dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
Autor(es): dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:57:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:57:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30183-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.46312/pem.v15i37.13818-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086358-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, we present the results of a research whose objective was to investigate the mobilization of Proportional Reasoning in a mathematical modeling activity developed in the context of remote education. The theoretical foundation is based on the understanding of Mathematical Modeling as a pedagogical alternative and Proportional Reasoning characterized in aspects by Lamon. Considering a qualitative approach, we analyzed a set of data obtained by digital means of written records, speeches and gestures of students from the 4th year of elementary school in the development of a mathematical modeling activity. The analysis of three episodes related to the development of the modeling activity indicated that there are aspects that are spontaneously mobilized by the students, aspects that are required by the teachers and aspects that were not present, but could be present if a targeted planning were carried out.-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a mobilização do Raciocínio Proporcional em uma atividade de modelagem matemática desenvolvida no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e do Raciocínio Proporcional caracterizado nos aspectos de Lamon. Considerando uma abordagem qualitativa, analisamos um conjunto de dados obtidos por meio digital de registros escritos, falas e gestos de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. A análise de três episódios relativos ao desenvolvimento desta atividade nos indicou que há aspectos que são mobilizados espontaneamente pelos alunos, aspectos que são requeridos pelas professoras e aspectos que não se fizeram presentes, mas poderiam estar presentes se um planejamento direcionado fosse realizado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationPerspectivas da Educação Matemática-
Relação: dc.relationhttps://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13818-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino via Web-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectWeb-based instruction-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleModelagem matemática nos anos iniciais no contexto remoto: uma análise do raciocínio proporcional-
Título: dc.titleMathematical modeling in early years in the remote context: an analysis of proportional reasoning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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