
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bezerra, Maria do Carmo Cardoso | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Nágela | - |
| Autor(es): dc.creator | Borssoi, Adriana Helena | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:57:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:57:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30183 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46312/pem.v15i37.13818 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086358 | - |
| Descrição: dc.description | In this paper, we present the results of a research whose objective was to investigate the mobilization of Proportional Reasoning in a mathematical modeling activity developed in the context of remote education. The theoretical foundation is based on the understanding of Mathematical Modeling as a pedagogical alternative and Proportional Reasoning characterized in aspects by Lamon. Considering a qualitative approach, we analyzed a set of data obtained by digital means of written records, speeches and gestures of students from the 4th year of elementary school in the development of a mathematical modeling activity. The analysis of three episodes related to the development of the modeling activity indicated that there are aspects that are spontaneously mobilized by the students, aspects that are required by the teachers and aspects that were not present, but could be present if a targeted planning were carried out. | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a mobilização do Raciocínio Proporcional em uma atividade de modelagem matemática desenvolvida no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e do Raciocínio Proporcional caracterizado nos aspectos de Lamon. Considerando uma abordagem qualitativa, analisamos um conjunto de dados obtidos por meio digital de registros escritos, falas e gestos de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. A análise de três episódios relativos ao desenvolvimento desta atividade nos indicou que há aspectos que são mobilizados espontaneamente pelos alunos, aspectos que são requeridos pelas professoras e aspectos que não se fizeram presentes, mas poderiam estar presentes se um planejamento direcionado fosse realizado. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Relação: dc.relation | Perspectivas da Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13818 | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino via Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web-based instruction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reasoning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Modelagem matemática nos anos iniciais no contexto remoto: uma análise do raciocínio proporcional | - |
| Título: dc.title | Mathematical modeling in early years in the remote context: an analysis of proportional reasoning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: