
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
| Autor(es): dc.creator | Delfine, Karla Kuka Martini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:57:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:57:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21951 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086330 | - |
| Descrição: dc.description | Education transmits the training and information for the development of critical consciousness about environmental issues and activities that lead to community participation in preserving the environmental balance. The current generation has witnessed an intense technological progress that causes serious consequences for life on the planet. In recent years experienced concern about the degradation and depletion of natural resources rather than just the theme of environmental movements and starting to take priority over society. Thus, and with a great role to play as environmental educators, teachers should work with the education of conscience, facing life care in all its forms, places and time, after all we are all part of the Environment. There is a link at all. We are all responsible for bui lding a word that is socially just and ecologically balanced. Thus, this paper aims to show the importance of environmental education in simple contexts so that we can as disseminating agents of a new society work interesting pedagogical practices from literature searches, seeking interesting and motivating teaching practices around the subject area teachers to assist in the preparation and development activities aimed at motivating and critical awareness of elementary school students. | - |
| Descrição: dc.description | A educação leva formação e informação para o desenvolvimento do pensamento crítico em relação às questões ambientais e de atividade que levem a participação dos indivíduos na preservação do equilíbrio ambiental. Nos últimos anos vivenciamos a preocupação com a degradação e exaustão dos recursos naturais deixando de ser apenas tema de movimentos ambientalistas e passando a ter prioridade perante a sociedade. Dessa forma e com um papel grandioso a desempenhar como educadores ambientais, docentes devem trabalhar com a educação da consciência, voltados para o cuidado com a vida em todas as suas dimensões e em todos os espaços e tempo, afinal todos fazemos parte do Meio Ambiente. Somos responsáveis pela construção de um mundo ecologicamente equilibrado. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da Educação Ambiental de forma que possamos atuar como agentes de uma nova sociedade ao trabalhar práticas pedagógicas interessantes e motivadoras para auxiliar docentes na preparação e desenvolvimento de atividades que visem à motivação e consciência crítica dos discentes do ensino fundamental. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | Educação ambiental “educação necessária” | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: