
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Demizu, Fabiana Silva Botta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:57:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:57:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22870 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086305 | - |
| Descrição: dc.description | Training in environmental education can become one of the most important tools to change the behavior of the population to develop a culture of sustainability, and the school as a builder of the future, and students the best actors for the implementation of this pedagogy. This educational process should consider the importance of environmental knowledge structured in ethical values, policies for social interaction and the fair distribution of benefits and losses caused to nature. The national curriculum include environmental education as an interdisciplinary field to the other, but the observation of everyday school life versifica that there is the necessary time available for learning this subject. From the literature analyzed the pertinent literature on the subject reinforce the need to maintain environmental education as interdisciplinary subject, but empirical research revealed serious obstacles to its implementation, mainly due to the organization of the curriculum, the lack of preparation of teachers and other. | - |
| Descrição: dc.description | A formação em educação ambiental pode se tornar uma das mais relevantes ferramentas para a mudança de comportamento da população para desenvolver uma cultura de sustentabilidade, sendo a escola como construtora do futuro, e os alunos os melhores atores para a aplicação dessa pedagogia. Esse processo educativo deve considerar a importância do saber ambiental estruturado em valores éticos, nas políticas de convívio social e na justa distribuição de benefícios e prejuízos causados a natureza. Os parâmetros curriculares nacionais contemplam a educação ambiental como matéria interdisciplinar às demais, porém na observação do cotidiano da vida escolar versifica-se que não há a necessária disponibilidade de tempo para a aprendizagem dessa temática. A partir do levantamento bibliográfico analisou-se que os autores especializados no tema reforçam a necessidade de manter a educação ambiental como matéria interdisciplinar, mas pesquisas empíricas revelaram sérios empecilhos para sua implementação, decorrentes principalmente da organização curricular, da falta de preparo dos professores entre outros. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Ambiental em Municípios | - |
| Título: dc.title | A educação ambiental nos currículos: dificuldades e desafios | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: