Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martelli, Cicero | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0408-7847 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9188974272555318 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Jean Carlos Cardozo da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2310-9159 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9949032159595994 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martelli, Cicero | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0408-7847 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9188974272555318 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mezzadri, Felipe | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1050-4144 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7033825328882100 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Guilherme | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2612-651X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0390291980150216 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dreyer, Uilian José | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9720-4410 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6015434912116988 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Emerson John Vieira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:57:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:57:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30331 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086237 | - |
Descrição: dc.description | Many large diesel engines are used in the most diverse fields of activities, such as: Railways, ships, oil platforms, mining and agriculture. Many of these engines that are active in Brazil are old and do not have embedded telemetry technology. This study demonstrates the design, development and implementation of a bearing temperature measurement system for a railway diesel engine. A transducer with twenty-four digital sensors was developed, as well as a system for the acquisition and analysis of these data. The entire system has been designed to suit use on locomotives. A system in operation was installed and analyzed and the results showed that the instrumentation techniques used allow monitoring, in a precise way, the temperature of the bearings of an old diesel engine, without affecting its operation. Due to the characteristics of the developed system, it is possible to obtain a large volume of engine temperature data and, from this collected information, perform analysis of wear and engine malfunctions in real time. In addition to the data acquisition system, the system has a supervisory module that generates alarms in case of engine failure identification. In addition, the system also assists in planning preventive and predictive maintenance, reducing downtime. This work was based on an existing system, based on a FBG sensor. It was possible to observe that the two measurement systems (optical and electronic) have similar results, and that the system provided here meets the application. | - |
Descrição: dc.description | Muitos motores diesel de grande porte são empregados nos mais diversos ramos de atividades, como por exemplo: Ferrovias, navios, plataformas de petróleo, mineração e agricultura. Muitos destes motores que estão ativos no Brasil são antigos e não possuem tecnologia de telemetria embarcada. Este estudo demonstra o projeto, desenvolvimento e implantação de um sistema de medição de temperatura dos mancais para motor diesel ferroviário. Foi desenvolvido um transdutor com vinte e quatro sensores digitais, e também um sistema para aquisição e análises destes dados. Todo o sistema foi projetado para adequar-se ao uso em locomotivas. Foi instalado e analisado um sistema em operação e os resultados demonstraram que as técnicas de instrumentação utilizadas permitem monitorar, de forma precisa, a temperatura dos mancais de um motor a diesel antigo, sem afetar seu funcionamento. Devido às características do sistema desenvolvido, é possível obter um grande volume de dados de temperatura do motor e a partir dessas informações coletadas, realizar análises de desgastes e mal funcionamento do motor em tempo real. Além do sistema de aquisição de dados o sistema possui um módulo supervisório que gera alarmes em caso de identificação de falha no motor. Além disso, o sistema também auxilia no planejamento das manutenções preventiva e preditiva, reduzindo o tempo de máquina parada. Este trabalho teve como base um sistema já existente, baseado em sensor de Rede de Bragg em fibra óptica (FBG). Foi possível observar que os dois sistemas de medição (óptico e eletrônico), possuem resultados semelhantes, e que o sistema aqui disposto, atende a aplicação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores a diesel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de temperatura - Medição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Locomotivas diesel - Manutenção e reparos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mancais lisos (Máquinas) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lubrificação e lubrificantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transdutores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rolamentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diesel motor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temperature control - Measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diesel locomotives - Maintenance and repair | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plain bearings (Machinery) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lubrication and lubricants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transducers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bearings (Machinery) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
Título: dc.title | Instrumentação de motores a diesel de grande porte para medição da temperatura de mancais do virabrequim | - |
Título: dc.title | Instrumentation of large diesel engines for measuring the temperature of crankshaft bearings | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: