Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Lombardi Neto, Amadeu | - |
Autor(es): dc.contributor | Michels, Roger Nabeyama | - |
Autor(es): dc.creator | Odebrecht, Edmundo Henrique Fassulla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:56:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:56:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31675 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086145 | - |
Descrição: dc.description | This work presents the design of a brake system developed for a Baja vehicle, which intends to contemplate the competition rules, obtain a good response and braking distribution, simplicity of manufacture, assembly and maintenance, reduced cost and mass, in addition to resisting with security to expected efforts. With this intention, a bibliographic review was carried out, listing the requirements of the regulation, concepts of vehicle dynamics and characteristics of automotive hydraulic brake system components. From the references and experience obtained in the extension project, commercial brake calipers and master cylinder were selected, seen as the most adequate for this project. The diameters of the brake discs were determined. The brake pedal and a support for it and the master cylinder were modeled. In order to define a resistant and light geometry, a structural static simulation and topology optimization of the pedal body were carried out in order to resist a force of 2000 N. In addition, a volumetric analysis of the brake fluid quantity was carried out, which is rarely considered in similar works. The obtained set was discussed, which is theoretically capable of locking both axles on a paved road with an application force lesser than 445 N. The total cost of the system was estimated at R$ 1300.00 without adjustable proportionality valve and R$ 1540.00 with the system refinement device. Finally, some recommendations for future work were made. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta o projeto de um sistema de freio voltado a um veículo Baja, que visa contemplar as normas da competição, obter uma boa resposta e distribuição de frenagem, simplicidade de fabricação, montagem e manutenção, custo e massa reduzidos, além de resistir com segurança aos esforços esperados. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, elencando os requisitos do regulamento, conceitos de dinâmica veicular e características dos componentes de um sistema de freio hidráulico automotivo. A partir das referências e experiência obtida no projeto de extensão, selecionou-se pinças de freio e cilindro mestre de modelos comerciais, vistos como os mais adequados para o projeto, determinou-se os diâmetros dos discos de freio e modelou-se o pedal de freio e um suporte para este e o cilindro mestre. A fim de definir uma geometria resistente e leve, efetuou-se uma simulação estática estrutural e otimização topológica do corpo do pedal a fim de resistir a uma força de 2000 N. Além disso, realizou-se uma análise volumétrica da quantidade de fluido de freio, poucas vezes considerada em trabalhos similares. Discorreu-se sobre o conjunto obtido, que através dos cálculos é capaz de travar ambos os eixos em via pavimentada com uma força de aplicação inferior a 445 N. O custo total do sistema foi estimado em R$ 1300,00 sem válvula de proporcionalidade regulável e R$ 1540,00 com o dispositivo para o refinamento do sistema. Por fim, realizou-se algumas recomendações para trabalhos futuros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freios hidráulicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos off-road | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hydraulic brakes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Off-road vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Projeto de um sistema de freio aplicado a um veículo Baja SAE | - |
Título: dc.title | Braking system design applied to a Baja SAE vehicle | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: