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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vinícius Camargo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Eduardo de Almeida Bento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:56:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:56:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37294 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1086118 | - |
| Descrição: dc.description | Software reworking is an essential practice to improve the quality of code, making it more efficient, readable and easy to maintain. This work applied code refactoring techniques in a serious game developed in Flutter, aimed at awareness-raising about vaccination. The methodology for the application of refactoring has been divided into three main stages: Analysis, Preparation and Refacture. In the Analysis the evaluation of the user needs and the analysis of suggestions for improvements were carried out. The Preparation phase envisaged the conduct of an automated and manual analysis of the source code. The tool chosen for automatic code analysis was SonarQube, which helped identify problems and areas of improvement in the code. After that, a manual code analysis was done to supplement the SonarQube identifications. Finally, the Reworking phase involved reorganizing the layers of the code to follow a more logical and modular structure, identifying improvements related to the maintenance and readability of code ensuring that it was easier to understand and modify in the future and, finally, the execution of the reworking itself. After the study and application of the technology, the results indicated a reduction in bad smells, code duplication and number of code lines, as well as reorganization of the layers of the project. In this way, the code has become more maintenanceable and readable, increasing both its quality and its longevity | - |
| Descrição: dc.description | A refatoração de software é uma prática essencial para melhorar a qualidade do código, tornando-o eficiente, legível e fácil de manter. Este trabalho aplicou técnicas de refatoração de código em um jogo sério voltado para a conscientização sobre vacinação. A metodologia para aplicação da refatoração foi dividida em três etapas principais: Análise, Preparação e Refatoração. Na Análise foram realizadas a avaliação das necessidades do usuário e a apreciação das sugestões de melhorias. A etapa de Preparação contemplou a realização de uma análise automatizada e manual do código-fonte. A ferramenta escolhida para a análise automática do código foi o SonarQube, que ajudou a identificar problemas e áreas de melhoria no código. Após isso, foi feita uma análise manual do código para complementar as identificações do SonarQube. Finalmente, a etapa de Refatoração envolveu a reorganização das camadas do código para seguir uma estrutura lógica e modular, identificar melhorias relacionadas a manutenibilidade e a legibilidade do código garantindo que ele fosse fácil de entender e modificar no futuro e, por fim, a execução da refatoração propriamente dita. A refatoração do código-fonte proporcionou resultados que indicaram uma redução de bad smells, duplicação de código e quantidade de linhas de código, além da reorganização das camadas do projeto. Dessa forma, o código se tornou manutenível e legível, aumentando tanto a sua qualidade quanto a sua longevidade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - Refatoração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vacinação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software refactoring | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vaccination | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Aplicação da refatoração de código no jogo sério sobre a conscientização da vacinação | - |
| Título: dc.title | Application of code refactoring in the serious game on vaccination awareness | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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