Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
Autor(es): dc.contributor | Gracetto, Augusto César | - |
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorenas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Renata Zeni da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:56:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:56:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31695 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085940 | - |
Descrição: dc.description | The present research, entitled "The Curriculum of University Extension in Chemistry Teaching: A survey of productions in extension journals", aims to analyze and classify the articles found on the Forum of Extension Pro-Rectors of Public Institutions of Brazilian Higher Education (FORPROEX) that are associated with the teaching of chemistry and the Licentiate Degree in Chemistry and who can contribute to our investigation. This research proposal arose, due to the fact that the University Extension (EU) becomes mandatory in the higher education curriculum of Federal Institutions according to the National Education Plan (PNE), through Law No. 13.005/2014, that Brazilian higher education institutions must allocate at least ten percent of the curricular credits of undergraduate courses in university extension programs and projects by 2024. in journals intended for publications of extension projects, using the keyword “chemistry”, which is related to the topic to be analyzed. The research has the character of a bibliographic review, where a quantitative and later qualitative analysis of the publications found was carried out. The construction of this work made it possible to verify the wide variety of conceptions that extension activities have assumed over the years within Higher Education Institutions (HEIs). When we started the research, we imagined that the results that would be achieved could serve as subsidies and even support in the process of implementing the EU in the Licentiate Degree in Chemistry, however, the results obtained were not satisfactory. Thus, we can conclude that, the main challenge for the extension to be included in the curricula is centered on the process of awareness and standardization of the true concept of I. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa intitulada “A Curricularização da Extensão Universitária no Ensino de Química: Um levantamento das produções em revistas de extensão”, tem como objetivo geral, analisar e classificar os artigos encontrados no site do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) que tenham associação com o ensino de química e o curso de Licenciatura em Química e que possam contribuir para a nossa investigação. Esta proposta de investigação surgiu, devido ao fato, de que a Extensão Universitária (EU) passa a ser obrigatória na grade curricular do ensino superior das Instituições Federais conforme o Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 13.005/2014, que as instituições de ensino superior brasileiro devem destinar no mínimo dez por cento dos créditos curriculares dos cursos de graduação em programas e projetos de extensão universitária até 2024. Para coletar os dados, ocorreu levantamento das ações extensionistas junto ao banco de dados do site do FORPROEX em revistas destinadas às publicações de projetos de extensão, utilizando como palavra-chave “química”, que possui relação com o tema a ser analisado. A pesquisa possui caráter de revisão bibliográfica e exploratória, onde foi realizada uma análise quantitativa e posteriormente qualitativa das publicações encontradas. A construção deste trabalho possibilitou verificar a grande variedade de concepções que as atividades extensionistas assumiram no decorrer dos anos dentro das Instituições de Ensino Superior (IES). Quando demos início à pesquisa, imaginávamos que os resultados que seriam alcançados, poderiam servir como subsídios e até mesmo como suporte no processo de implantação da EU no curso de Licenciatura em química, porém, os resultados obtidos não foram satisfatórios. Assim podemos concluir que, o principal desafio para que a extensão seja inserida nos currículos, está centrado no processo de conscientização e padronização do verdadeiro conceito de EU. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | University extension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | A curricularização da extensão universitária no ensino de química: um levantamento das produções em revistas de extensão | - |
Título: dc.title | The curricularization of university extension in chemistry teaching: a survey of productions in extension magazines | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: