Relação econômica entre custo operacional de arraste de madeira para classes de distâncias e construção de estradas florestais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Luis Mauricio Martins de-
Autor(es): dc.contributorResende, Luis Mauricio Martins de-
Autor(es): dc.contributorResende, Luis Mauricio Martins de-
Autor(es): dc.contributorResende, Luis Mauricio Martins de-
Autor(es): dc.creatorPrates, Eloise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:56:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:56:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23309-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085937-
Descrição: dc.descriptionThe forestry companies are looking for synergy between operations in order to minimize the overall costs of the transferred wood to the papers mills or to sawmills customers. This paper examined if the investment in secondary or graveled roads is viable with respect to skidding wood into classes of pre-defined distances with tractor type "skidder" for Pinus spp forests with more than 1.8 m³ / tree with the main customers of sawmills, plywood, and furniture industries destination, and IAV average of 0.35 m³ of Eucalyptus spp / tree, with purpose to manufacturing process. The study indicates that investment of roads intermediary are viable for both forests and graveled roads only for forests of Pinus spp.-
Descrição: dc.descriptionAs empresas do setor florestal, atualmente buscam sinergia entre as operações com objetivo de minimizar os gastos totais da madeira posta fábrica ou clientes para serrarias. Neste trabalho é analisado se o investimento em estradas secundárias ou cascalhadas é viável em relação ao arraste de madeira em classes de distâncias pré definidas com trator tipo “skidder” para florestas de Pinus spp. com VMI superior a 1,8 m³/ árvore com destino principal à clientes de serrarias, laminadoras, moveleiras, e com VMI médio de 0,35m³/ árvore de Eucaliptus spp. com finalidade única para processo fabril. O estudo indica que o investimento de estradas intermediárias são viáveis para ambas as florestas e para estradas cascalhadas somente para as florestas de Pinus spp.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria madeireira-
Palavras-chave: dc.subjectEstradas florestais-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectForest products industry-
Palavras-chave: dc.subjectForest roads-
Palavras-chave: dc.subjectProduction engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleRelação econômica entre custo operacional de arraste de madeira para classes de distâncias e construção de estradas florestais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.