
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Raphael Silva de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:56:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:56:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25845 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085932 | - |
| Descrição: dc.description | To give an overview of air pollution research publications, a scientometric analysis of 135 articles from the Scopus, SciELO and DOAJ databases published over the years up to 2020 was performed. The relevant data were analyzed with the aid of the software's Bibliometrix package A. Bibliometric analysis was performed for countries and research institutions, types of topics and analysis of keywords in publications. This study presented the trend of research in the world about chess, and provided useful information for future research. It was observed that the number of studies carried out in the world is growing. It was found that there are no researchers on all continents. Interest is also given in publications with at least one foreign author. This percentage is relevant and shows interest in sharing information from different countries. There are a small number of research institutions with more than two publications. The University of Pinar do Rio (Cuba), the University of Helsinki (Finland) and the University of Stockholm (Sweden) are the most published. There is no more than one publication per author on the topic. The keyword chess is the most common over the years, among the keywords that are not in the search key, words related to teaching such as Education, School education, Teaching, Learning and Teacher seem to be among the most common. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo apresentou a tendência da pesquisa no mundo sobre xadrez, e forneceu informações úteis para futuras pesquisas. Para dar uma visão geral das publicações de pesquisa o jogo de xadrez no ensino, foi realizada uma análise cienciométrica de 135 artigos das bases Scopus, SciELO e DOAJ publicados ao longo dos anos até 2020. Os dados relevantes foram analisados com o auxílio do pacote Bibliometrix do software R. A análise bibliométrica foi realizada para países e instituições de pesquisa, tipos de temas e análise de palavras-chave das publicações. Observou-se que o número de estudos realizados no mundo está crescendo. Foi verificado que não há pesquisadores em todos os continentes que abordem o tema. O interesse também se dá em publicações com pelo menos um autor estrangeiro. Esse percentual é relevante e demonstra interesse do compartilhamento de informações de diferentes países. Há uma quantidade pequena de instituições de pesquisa com mais de duas publicações. A Universidade de Pinar do Rio (Cuba), a Universidade de Helsinque (Finlândia) e a Universidade de Estocolmo (Suécia) são as que mais publicam. Não ocorre mais que uma publicação por autor sobre o tema. A palavra-chave xadrez é a mais comum ao longo dos anos, dentre as palavras-chave que não estão na chave de busca, as palavras relacionadas a ensino como Educação, Educação escolar, Ensino, Aprendizagem e Professor parecem entre as mais comuns. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Xadrez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
| Título: dc.title | Xadrez no ensino: uma contribuição bibliométrica | - |
| Título: dc.title | Chess in teaching: a bibliometric contribution | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: