Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muller, Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Rita Zanlorensi Visneck | - |
Autor(es): dc.contributor | Muller, Márcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Fabris, José Luís | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, João Amadeus Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Wille, Andressa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:55:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:55:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32597 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085931 | - |
Descrição: dc.description | Inclusive education is supported by laws that guarantee the fundamental right to education for people with disabilities. Despite this, the inclusion of blind students in physics classes is still a challenge. The goal of this work is to develop a teaching sequence about wave optics with the use of tactile materials, considering Vygotsky’s Zone of Proximal Development (ZDP) theory and Kolb’s learning cycle. A literature review of works from the last 15 years on physics teaching and didactic materials adapted for blind students was made, considering theses and dissertations, articles from the journals Revista Brasileira de Ensino de Física and Física na Escola, and works presented at the Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. These productions were analyzed by categories to investigate the gaps and demands in this area, which motivated the construction of tactile artifacts for teaching Young’s experiment and wave optics concepts associated with it, as well as the proposal of a didactic sequence based on the use of these materials. The analysis of the works selected for the literature review indicated that there are still few proposals for teaching optics to visually impaired students and a very small number of didactic sequences with innovative teaching strategies. Therefore, the project presented here can provide visually impaired students with greater autonomy and understanding of concepts associated with visual representations. In addition, it can generate more confidence for teachers who work in inclusive classes. | - |
Descrição: dc.description | O ensino inclusivo é amparado por leis que garantem o direito fundamental à educação das pessoas com deficiência. Apesar disso, a inclusão de alunos cegos nas aulas de Física ainda é um desafio. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma sequência de ensino sobre óptica ondulatória com a utilização de materiais táteis, considerando a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky e o ciclo de aprendizagem de Kolb. Foi realizada uma revisão bibliográfica de trabalhos dos últimos 15 anos sobre ensino de Física e materiais didáticos adaptados para alunos cegos, considerando teses e dissertações, artigos da Revista Brasileira de Ensino de Física e da revista Física na Escola, e trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. Tais produções passaram por uma análise categorial para investigar as lacunas e demandas nesta área, o que motivou a construção de artefatos táteis para o ensino do experimento de Young e conceitos de óptica ondulatória associados a ele, além da proposta de uma sequência didática baseada no uso destes materiais. A análise dos trabalhos selecionados para a revisão bibliográfica indicou que ainda existem poucas propostas para o ensino de óptica para estudantes com deficiência visual e um número muito pequeno de sequências didáticas com estratégias de ensino inovadoras. Portanto, o projeto aqui apresentado pode proporcionar aos alunos cegos uma maior autonomia e compreensão de conceitos associados a representações visuais. Além disso, pode gerar mais segurança para professores que lecionam em turmas inclusivas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria ondulatória da luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Optics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students with visual disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wave theory of light | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | Ensino de óptica para alunos com deficiência visual: explorando o experimento de Young através do tato | - |
Título: dc.title | Teaching optics to visually impaired students: exploring Young’s experiment by tactile means | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: