Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zara, Reginaldo Aparecido | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9946-562X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zara, Reginaldo Aparecido | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9946-562X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 | - |
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gaiotto, Fernando José | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4472964146071694 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Diego Pereira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:55:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:55:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31577 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085915 | - |
Descrição: dc.description | In this work, a set of activities is suggested, through an activity notebook, with possible situations to be worked through a geometric approach of the Special Theory of Relativity. The set of activities in question was elaborated from the proposition of a theoretical matrix in which the concept of relativistic referential is interpreted as a conceptual field, based in the Theory of Conceptual Fields of Gérard Vergnaud. Through the results suggested by the application of this workbook in a formal educational environment, it was possible to verify the hypothesis that the geometric approach of Special Relativity, with emphasis on Minkowski diagrams, value, in the construction and manipulation of these diagrams, fundamental conceptual aspects of this theory, not treated in traditional approaches. Therefore, the appreciation of these aspects tends to contribute to the construction and/or consolidation of the relativistic region of the Conceptual Profile of the notion of reference, collaborating in this way to overcome epistemological obstacles inherent in learning this theory. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho é sugerido um conjunto de atividades, por meio de um caderno de atividades, com situações possíveis de serem trabalhadas através de uma abordagem geométrica da Teoria da Relatividade restrita. O conjunto das atividades em questão foi elaborado a partir da proposição de uma matriz teórica em que o conceito de referencial relativístico é interpretado como um campo conceitual, ‡ luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Através dos resultados sugeridos pela aplicação deste caderno de atividades em um ambiente educacional formal, foi possível verificar a hipótese de que a abordagem geométrica da Relatividade Restrita, com ênfase nos diagramas de Minkowski, valorizam, na construção e manipulação desses diagramas, aspectos conceituais fundamentais dessa teoria, não tratados em abordagens tradicionais. Por conseguinte, a valorização desses aspectos tende a contribuir para a construção e/ou consolidação da região relativística do Perfil Conceitual da noção de referencial, colaborando dessa forma para a superação de obstáculos epistemológicos inerentes a aprendizagem dessa teoria. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências físicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | Revisitando a teoria da relatividade restrita à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud | - |
Título: dc.title | Revisiting the theory of special relativity in light of Vergnaud's theory of conceptual fields | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: