Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Elaine Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8074-7192 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8971733063019157 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Marina Comerlatto da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9140-8471 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4499044859522106 | - |
Autor(es): dc.creator | Penna, Karine Aparecida Kuller | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:55:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:55:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35218 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085895 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Caderno didático interdisciplinar: Hábitos saudáveis de alimentação e atividade física (1° e 2° ciclo do ensino fundamental) | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to analyze science textbooks for the early years of elementary school regarding healthy eating and physical activity, which are fundamental to human health. For this, the “Aprender Juntos” collection was considered, using Content Analysis. Based on the Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) and the Guia de Atividade Física para a População Brasileira (2021), it was concluded that the analyzed textbooks promote healthy eating and physical activity. Concerning healthy eating, all the books contained various instances highlighting the importance of consuming fresh foods and healthy meals, and some books included information about the production of socially and environmentally sustainable food. Regarding physical activity, suggestions were found at various points in all the books, mainly through games and sports. The approach to the topics (both healthy eating and physical activity) occurs through images, thus providing appeal to children and familiarity with their daily lives. As an educational product of the research, two interdisciplinary teaching booklets were developed for first and second cycle elementary school students, containing information and activities aimed at promoting healthy eating and physical activity. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetivou analisar os livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental com relação a alimentação saudável e a prática de atividade física, que são fundamentais para saúde humana. Para isso, foi considerada a coleção “Aprender Juntos”, utilizando-se de elementos da Análise de Conteúdo. Tendo como base o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira (2021), concluiu-se que os livros didáticos analisados vêm promovendo estímulos à alimentação saudável e prática de atividade física, pois, com relação à alimentação saudável, encontrou-se em todos os livros diversos momentos voltados para ressaltar a importância do consumo de alimentos in natura e refeições saudáveis, e, em alguns livros, observou-se a presença de informações sobre a produção de alimentos socialmente e ambientalmente sustentáveis. Com relação à prática de atividade física, localizou-se sugestões em diversos momentos e em todos os livros, principalmente, através de brincadeiras e esportes. A abordagem dos temas (tanto da alimentação saudável como da prática de atividade física) ocorre por meio de imagens, proporcionando assim atratividade para as crianças e familiaridade com seu dia a dia. Como produto educacional da pesquisa, foram desenvolvidos dois cadernos didáticos interdisciplinares voltados para alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental, contendo informações e atividades direcionadas para a promoção à alimentação saudável e a prática de atividade física. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentos naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos - Aspectos da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural foods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise - Health aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Promoção da alimentação saudável e prática de atividade física nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Promoting healthy eating and physical activity practice in science textbooks for early elementary schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: