
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kreutz, Cristiane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Paula Cristina de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kreutz, Cristiane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Paula Cristina de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Jucélia Kuchla | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kurta, Valdomiro Lubachevski | - |
| Autor(es): dc.creator | Guilhem, Bruna Fernanda de Andrade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:55:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:55:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36531 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085891 | - |
| Descrição: dc.description | Civil engineering, historically dominated by a male audience, has witnessed changes in its composition over recent decades, with a growing interest and involvement of women in this field. However, female presence still faces challenges, both in the academic environment and in the job market, largely due to gender stereotypes and the traditionally male structure of the area. In this context, it is essential to understand the dynamics that influence women's entry, retention, and dropout in civil engineering programs, as well as the obstacles they encounter throughout their education. This study aims to analyze the female representation in the civil engineering course at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Campo Mourão campus, addressing patterns of admission, retention, dropout, and the challenges female students face during their training. The research was conducted by analyzing quantitative and qualitative data, focusing on the evolution of female participation, the difficulties reported by students, and the academic and professional support policies in place. The results indicate a gradual increase in female presence, with a rise in the number of graduates, but also reveal the persistence of structural and cultural barriers that hinder women's insertion and retention in the field. Among the main challenges identified are the lack of female representation in technical subjects, student prejudice, the overload of academic tasks, and the difficulty of balancing family responsibilities. The research emphasizes the need for concrete actions to create a more inclusive and equitable environment through institutional policies that promote gender equity and ensure the necessary support for women to fully develop, both in academia and the labor market. | - |
| Descrição: dc.description | A Engenharia Civil, historicamente dominada por um público masculino, tem observado mudanças em sua composição ao longo das últimas décadas, com um crescente interesse e ingresso de mulheres nesse campo. No entanto, a presença feminina ainda enfrenta desafios, tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho, em grande parte devido a estereótipos de gênero e a estrutura tradicionalmente masculina da área. Nesse contexto, é essencial compreender as dinâmicas que influenciam o ingresso, a permanência e a evasão das mulheres nos cursos de Engenharia Civil, bem como os obstáculos que elas enfrentam ao longo de sua formação. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a representação feminina no curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão, abordando os padrões de ingresso, permanência, evasão e os desafios enfrentados pelas alunas durante sua formação. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados quantitativos e qualitativos, com foco na evolução da participação feminina, nas dificuldades relatadas pelas estudantes e nas políticas de apoio acadêmico e profissional existentes. Os resultados indicam um crescimento gradual na presença feminina, com aumento no número de concluintes, mas também revelam a persistência de barreiras estruturais e culturais que dificultam a inserção e permanência das mulheres na área. Entre os principais desafios identificados, destacam-se a falta de representatividade feminina em disciplinas técnicas, os preconceitos enfrentados pelas alunas, a sobrecarga de tarefas acadêmicas e a dificuldade de conciliar responsabilidades familiares. A pesquisa enfatiza a necessidade de ações concretas para criar um ambiente mais inclusivo e igualitário, por meio de políticas institucionais que promovam a equidade de gênero e garantam o apoio necessário para que as mulheres possam se desenvolver plenamente, tanto na academia quanto no mercado de trabalho. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na engenharia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Igualdade na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Civil engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women in engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational equalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women college students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
| Título: dc.title | Representação das mulheres no curso de engenharia civil | - |
| Título: dc.title | Representation of women in the civil engineering course | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: