Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tondato, Rogério | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondato, Rogério | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Angelo | - |
Autor(es): dc.creator | Caldato, Breno Vitor Martino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:55:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:55:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085875 | - |
Descrição: dc.description | The practice of remote work or home office became popular in Brazil, mainly during the COVID-19 pandemic. Many companies have had to adapt the way they perform their tasks and communicate. In this sense, the literature was searched, and six main aspects were proposed to be analyzed in the comparison between face-to-face work and home office: productivity, overwork, balance between personal and professional life, physical and technological conditions, relationship with colleagues of work and quality of life. The study is qualitative and quantitative in nature, addressing the same theme from different perspectives. As for the objectives, it is explanatory, as it explains the occurrence of facts, proposing methods of analysis. And, as for the research method, it is in the field, as it gathers data and information, seeking to understand in a deeper way the origin of the events. From these aspects, a treaty was proposed, effectively answered by a total of 18 people, all UTFPR students and who work or worked at some point in home office. In the analysis of the collected data, the Likert scale was used in an adapted way to numerically measure the responses of the participants. Finally, it was concluded that there are some positive points of working from home: flexible hours, saving time and resources, less stress, better quality of life. There are also negative points: such as a perceived drop in knowledge and difficulty communicating with co-workers. | - |
Descrição: dc.description | A prática trabalho remoto ou home office se popularizou no Brasil, principalmente, durante a pandemia do COVID-19. Muitas empresas tiveram que se adaptar no modo de executar suas tarefas e se comunicar. Nesse sentido, buscou-se na literatura e foram propostos seis principais aspectos a serem analisados na comparação entre trabalho presencial e home office: produtividade, excesso de trabalho, balanço entre vida pessoal e profissional, condições físicas e tecnológicas, relação com os colegas de trabalho e qualidade de vida. O estudo é de natureza quali-quantitativa, abordando o mesmo tema de visões distintas. Quanto aos objetivos é explicativo, por explicitar a ocorrência de fatos, propondo métodos de análise. E, quanto ao método de pesquisa é de campo, pois reúne dados e informações, procurando entender de forma mais aprofundada a origem dos acontecimentos. A partir desses aspectos, foi proposto um questionário, respondido efetivamente por um total de 18 pessoas, todos alunos da UTFPR e que trabalham ou trabalharam em algum momento em regime home office. Na análise dos dados coletados, foi utilizada a escala likert de maneira adaptada para mensurar de forma numérica as respostas dos participantes. Por fim, concluiu-se que há alguns pontos positivos do trabalho home office: flexibilidade de horários, economia de tempo e recursos, menor estresse, maior qualidade de vida. Como também há pontos negativos: como queda de produtividade percebida e dificuldade de comunicar com os colegas de trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teletrabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtividade do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telecommuting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor productivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Análise dos impactos do trabalho remoto dos acadêmicos da engenharia de produção da UTFPR | - |
Título: dc.title | Analysis of the remote work impacts of production engineering students at UTFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: