
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Aline Gomes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:55:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:55:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21686 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085845 | - |
| Descrição: dc.description | This study aimed to evaluate ‘the dropout rate and the opinion expressed by professors and students of a Higher Education Institution (HEI), located in the southeast of São Paulo state, about strategies to avoid or decrease dropouts; the choice factors students considered when selecting this institution; the reasons for dropouts; difficulties and the interviewers profiles. Multiple-choice questionnaires were administered to students and professors for later tabulation of responses and presentation of the results. For 70% of the professors factors like teaching quality; scholarship; academic support and the assistant of professors help students retention. For 80% of the students factors as scholarship, the quality of teaching at the HEI, the quality and quantity of practical classes motivate retention in the institution and the lack of interest in studies, learning difficulties and failure in some subjects are the main reasons for giving up the course. Therefore, dropping out is considered to be a great challenge for the Brazilian higher education system, especially in private higher education institutions, but adopting some strategies like scholarship, academic support programs, the quality of teaching, pyschopedagogy support may decrease dropout rates. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho almejou como temática avaliar o índice de evasão escolar e a opinião de professores e alunos de uma IES do interior do estado de São Paulo sobre ferramentas para evitar ou diminuir a evasão, motivos de escolha pela instituição, motivos de abandono, dificuldades e perfil do entrevistado. Foram disponibilizados e aplicados questionários de múltipla escolha para alunos e professores para posterior tabulação e apresentação dos resultados. Para os professores (70%) fatores como qualidade do ensino, bolsas de estudo e programas de nivelamento e monitorias auxiliam na permanência do aluno no ensino superior. Observou-se que 80% dos alunos opinaram que fatores como bolsas de estudo, qualidade de ensino e qualidade e quantidade de aulas práticas motivam o aluno a permanecer na Instituição e que o desinteresse, dificuldade de aprendizado e número de dependências são os principais motivos para desistência do curso. Sendo assim, acredita-se que evasão escolar é um desafio no ensino superior do Brasil, principalmente nas instituições de ensino particulares, porém medidas como bolsas de estudo, nivelamento, qualidade do ensino e acompanhamento psicopedagógico podem diminuir os índices de abandono. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização no Ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questionários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Corpo docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questionnaires | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Faculty | - |
| Palavras-chave: dc.subject | College dropouts | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Estudo da evasão escolar em uma instituição particular de ensino superior | - |
| Título: dc.title | Dropout analysis in a private higher education institution | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: