Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Finau, Rossana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6152070189347993 | - |
Autor(es): dc.contributor | Finau, Rossana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Paula Ávila | - |
Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Ana Luiza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:55:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:55:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4286 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085738 | - |
Descrição: dc.description | From the notions that the statements produced and manifested are never neutral, since they have an order of persuasion and argumentation, one observes the different modalities that are emerged in the Facebook network, constituting and changing the languages and productions of meaning. This paper aims to analyze the argumentative organizations that support the statements linked to the #MeuAmigoSecreto on Facebook, posted in November 2015, identifying the characteristics referring to the arguments about aspects of machismo and violence through the use of LinguaKit linguistic analysis tool and Theory of Argumentation, resulting in data on the ways in which individuals conceive and privilege language organizations to produce sense. For this, authors that discuss technology and cyberspace, such as Lévy (2009), Lemos (2002) and Xavier (2013), are used, as well as those who work on linguistic and argumentative issues, such as Koch (2010), Castilho (2011) and Fiorin (2016). After the theoretical conceptualization, the present work aims to analyze 49 statements related to the hashtag #MeuAmigoSecreto, in a quantitative and qualitative way, through netnography. Finally, following the proposed pathways, the results outline how the linguistic and argumentative mobilization converge in the social network to produce meaning and, within the linked theme, to point out and combat machismo and violence against women. | - |
Descrição: dc.description | Partindo das noções de que os enunciados produzidos e manifestados nunca são neutros ou despretensiosos, pois carregam intrinsecamente uma ordem de convencimento e argumentação, lança-se um olhar atento para diversas modalidades que emergem e se manifestam na rede social digital Facebook, constituindo e remodelando as linguagens e produções de sentido. Este trabalho visa, portanto, analisar as organizações argumentativas que sustentam os enunciados vinculados à #MeuAmigoSecreto no Facebook, postadas em novembro de 2015, identificando as características referentes à argumentação sobre aspectos de machismo e violência, intuídos pela hashtag, pela utilização da ferramenta de análise linguística LinguaKit e da teoria da Argumentação, resultando em dados sobre as formas como os indivíduos concebem e privilegiam as organizações linguísticas para produzir sentido. Para isso, são recorridos autores que articulam as noções tecnológicas e do ciberespaço, como Lévy (2009), Lemos (2002) e Xavier (2013), além dos que trabalham questões de linguística e argumentação, como Koch (2011), Castilho (2010) e, sobretudo, Fiorin (2016). Após a conceituação teórica, o presente trabalho se propõe a analisar 49 enunciados vinculados à hashtag #MeuAmigoSecreto, coletados do Facebook, de modo quantitativo e qualitativo, compondo uma metodologia pela netnografia. Por fim, cumpridos os percursos propostos, os resultados esboçam como a mobilização linguística e argumentativa convergem na rede social para produzir sentido e, dentro da temática vinculada, apontar e combater o machismo e a violência à mulher. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facebook (Firma) - Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facebook (Rede social on-line) - Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silogismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discussões e debates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social - Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facebook (Firm) - Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facebook (Online social network) - Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Syllogism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Debates and debating | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social interaction - Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applied linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | A ressignificação das hashtags no Facebook: análise da organização das enunciações | - |
Título: dc.title | The re-signification of hastags: analysis of the organization of enunciation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: