Projeto político pedagógico e a função do professor pedagogo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorStudinski, Gislane Bernardes de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:55:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:55:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085733-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work was to understand the pedagogical teacher's trajectory and function in terms of his historical, social and political conception of the planning and execution of the Pedagogical Political Project as a guiding document for the public school, which must be elaborated collectively. The research was based on studies and documents that address the subject and is characterized as bibliographic, presenting, as main sources, printed documents from previous research, such as books, articles, magazines and others that address the role of the pedagogue in the construction of the Pedagogical Political Project in search of a quality education, such as Libâneo (1999); Vasconcellos (1995) and Saviani (2008). Thus, it became evident that it is the pedagogical teacher's role to guide the construction and implementation of the Political Pedagogical Project, involving the participation of the school community, guaranteeing a democratic and collective process, thus contributing to the improvement of pedagogical practices in public schools.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve por finalidade compreender a trajetória e a função do professor pedagogo no que se refere à sua concepção histórica, social e política sobre o planejamento e execução do Projeto Político Pedagógico enquanto documento norteador da escola pública, que deve ser elaborado de forma coletiva. A pesquisa teve como base estudos e documentos que abordam o assunto e se caracteriza como bibliográfica, apresentando, como fontes principais, documentos impressos de pesquisas anteriores, como livros, artigos, revistas e outros que abordam o papel do pedagogo na construção do Projeto Político Pedagógico em busca de uma educação de qualidade, como Libâneo (1999); Vasconcellos (1995) e Saviani (2008). Assim, ficou evidente que é função do professor pedagogo nortear a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico, envolvendo a participação da comunidade escolar, garantindo um processo democrático e coletivo, contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas públicas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management and organization-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleProjeto político pedagógico e a função do professor pedagogo-
Título: dc.titlePolitical pedagogical project and the role of the pedagogical teacher-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.