Implementação de gamificação no aplicativo visibility

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKawamoto, André Luiz Satoshi-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcos Silvano-
Autor(es): dc.contributorRoberto, Rafael Liberato-
Autor(es): dc.contributorKawamoto, André Luiz Satoshi-
Autor(es): dc.creatorSantana, Alan Rodrigo Patriarca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:55:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:55:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085732-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, the increase in the number of people with limited mobility has made identifying accessible places to facilitate displacement and avoid possible barriers a critical task. In this sense, through an application based on maps and crowdsourcing, collaborative marking of locations is a viable alternative to maximize the identification of establishments and roads endowed with architectural resources that favor access. That is the premise of the Visibility application, which uses a map system to mark accessible locations and parking spaces for people in wheelchairs. This work aims to report the process of introducing gamification techniques to improve the engagement and motivation of the Visibility users to collaborate in marking places. Here we present the gamification techniques chosen, the implementation choices, and the results obtained so far.-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida reforçou a necessidade da identificação de locais acessíveis, que facilitam o deslocamento e evitam possíveis barreiras. Nesse sentido, através de uma aplicação baseada em mapas e crowdsourcing, a marcação colaborativa de locais é uma alternativa viável para maximizar a identificação de estabelecimentos e vias dotadas de recursos arquitetônicos. Essa é a premissa do aplicativo Visibility, que utiliza um sistema de mapas para marcar locais e vagas de estacionamento para pessoas em cadeiras de rodas. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução de técnicas de gamificação, melhorando o engajamento e motivação dos usuários do Visibility para colaborar na marcação de locais. Aqui apresentamos as técnicas de gamificação escolhidas, as opções de implementação e os resultados obtidos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Computação-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência - Orientação e mobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces de usuário (Sistemas de computação)-
Palavras-chave: dc.subjectMobile apps-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobility-
Palavras-chave: dc.subjectUser interfaces (Computer systems)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleImplementação de gamificação no aplicativo visibility-
Título: dc.titleImplementing gamification in the visibility app-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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