Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Luiza Gabriela Razêra de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2121-4388 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7643752372838443 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Thiago Donda | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3125-7779 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8621868468317480 | - |
Autor(es): dc.creator | Sene, Sara Lopes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:55:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:55:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30136 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085664 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Cartas de escapes de uma escola do campo | - |
Descrição: dc.description | Due to the Covid-19 pandemic, several adaptations were made in public and private school networks across the country due to the risks of disease dissemination. In the Paraná state school system, a sameness was made, so that the subjects were determined by the State Secretariat of Education and Sports of Paraná (SEED-PR) and should be followed by all of teachers, regardless from the conditions and needs from students in each context. In view of this, the purpose of this research was to understand how the program of studies imposed by SEED-PR during the Covid-19 pandemic outcome to the mathematics teachers in rural schools. From the qualitative analysis of four interviews, we achieve it, on the one hand, the imposition of a sameness pedagogical planning and the obligation to enjoy synchronous virtual classes, even if students had no access to it, with the random presence of people from outside the school, characterized a surveillance system - typical of the disciplinary society. On the other hand, the use virtual platforms to conduct classes and record the activities developed in class implied to the perception that there was always a virtual and dispersed observer – typical of the control society. In addition to these consequences in the face of the standardized curriculum, the teachers looked for, through specific actions to went around to the problems to recognized from the context of the students rural at the rural school, such as the lack of access to the internet, has difficulties communication and learning with the almost exclusive use of printed handouts. The dissertation also includes the educational product resulting from this research: a book consisting of letters from a fictitious teacher to multiple recipients, telling her reality in a rural school in times of pandemic, presenting how she deals with the difficulties related to curriculum and the changes in her daily lives. | - |
Descrição: dc.description | Devido à pandemia de Covid-19, várias adaptações foram realizadas nas redes públicas e privadas de ensino de todo o país pelos riscos de disseminação da doença. Na rede estadual de ensino do Paraná, foi feita uma padronização, de modo que os conteúdos passaram a ser determinados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) e deveriam ser seguidos por todos os professores, independentemente das condições e necessidades dos estudantes em cada contexto. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi compreender como o currículo imposto pela SEED-PR durante a pandemia de Covid-19 produz o professor de Matemática em uma escola do campo. A partir da análise qualitativa de quatro entrevistas realizada, conclui-se que, por um lado, a imposição de um planejamento pedagógico padronizado e a obrigatoriedade de realização de aulas síncronas virtuais, mesmo que os estudantes não tivessem acesso a elas, com presença esporádica de pessoas externas à escola, caracterizaram um sistema de vigilância - típico da sociedade disciplinar; por outro lado, a utilização de plataformas virtuais para realização das aulas e registro das atividades desenvolvidas em aula implicou na percepção de sempre haver um observador virtual e disperso - típico da sociedade de controle. Além dessas consequências diante do currículo padronizado, o professor traçou escapes, por meio de ações específicas para contornar a problemática por ele reconhecida no contexto dos estudantes dessa escola do campo, como a falta de acesso à internet, as dificuldades de comunicação e as dificuldades de aprendizagem com a utilização quase exclusiva de apostilas impressas. Na dissertação, consta também o produto educacional resultante desta pesquisa: um livro constituído por cartas de uma professora fictícia a múltiplos destinatários, contando sua realidade em uma escola do campo em tempos de pandemia, apresentando como lida com as dificuldades relacionadas ao currículo e os escapes que traça em seu dia a dia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino via Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web-based instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Padronização de currículo e escapes do professor de matemática em uma escola do campo durante a pandemia de COVID-19 | - |
Título: dc.title | Curriculum standardization and mathematics teacher escapes in a rural school during the COVID-19 pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: