Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1894-1944 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3869130149433615 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Deborah Rebello | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4598-5347 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9838154979199581 | - |
Autor(es): dc.contributor | Picanço, Deise Cristina de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2234-2090 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6756129434804412 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0990-0892 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9969574876271040 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cremasco, Maria Virginia Filomena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2968-8729 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0669991177284690 | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1894-1944 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3869130149433615 | - |
Autor(es): dc.creator | Salles, Patricia Guilhem de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:54:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:54:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085606 | - |
Descrição: dc.description | This qualitative case study aims to understand how the practices carried out in the extension project TOM – Laboratory of Communication Practices and Diffusion for Culture, contributed to the constitution and sharing of meanings between the social actors involved in the stages of creation, production and dissemination of the TOM Portfolio of Essays of the Federal University of Paraná (2015-2019). TOM is a semi-annual publication, in digital format, indexed in the National Library (ISSN: 2448-136X) and idealized by the Cultural Coordination of the Pro-Rectory of Extension and Culture of UFPR with the purpose of encouraging and disseminating criticism and reflection on artistic and cultural productions, with emphasis on respect for cultural diversity. Thus, I proposed to verify which public policies for culture and which university extension norms guided the creation of the publication; identify the network of social actors (curators and students) involved in the stages of creation, production and dissemination of Portfolios, published from 2015 to 2019; to map the practices carried out by the curators and students during the stages of development of the editions and to analyze how these practices contributed to the constitution and sharing of meanings between them. As a strategy for data survey, I relied on documentary research and on the phenomenological interview technique, whose analysis was based on Content Analysis and Cultural Studies, as a theoretical framework. Therefore, I conclude the research by answering how the practices carried out in university extension projects contribute to the constitution and sharing of meanings between the social actors involved from the testimonies of the interviewees in this investigation. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo de caso, de caráter qualitativo, tem por objetivo compreender de que forma as práticas realizadas no projeto de extensão TOM – Laboratório de Práticas de Comunicação e Difusão para a Cultura, contribuíram para a constituição e compartilhamento de significados entre os atores sociais envolvidos nas etapas de criação, produção e divulgação do TOM Caderno de Ensaios da Universidade Federal do Paraná (2015-2019). O TOM é uma publicação de periodicidade semestral, em formato digital, indexado na Biblioteca Nacional (ISSN: 2448-136X) e idealizado pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR com o propósito de incentivar e difundir a crítica e a reflexão sobre as produções artísticas e culturais, com ênfase no respeito à diversidade cultural. Assim, me propus a verificar quais as políticas públicas para a cultura e quais as normatizações da extensão universitária nortearam a criação da publicação; identificar a rede de atores sociais (curadores/as e estudantes) envolvida nas etapas de criação, produção e divulgação dos Cadernos, publicados de 2015 a 2019; mapear as práticas realizadas pelos/as curadores/as e estudantes durante as etapas de desenvolvimento das edições e analisar de que forma estas práticas contribuíram para a constituição e compartilhamento de significados entre eles(as). Como estratégia para o levantamento dos dados apoiei-me na pesquisa documental e na técnica da entrevista fenomenológica, cuja análise foi fundamentada pela Análise de Conteúdo e pelos Estudos Culturais, como referencial teórico. Então, concluo a pesquisa respondendo de que forma as práticas realizadas nos projetos de extensão universitária contribuem para a constituição e compartilhamento de significados entre os atores sociais envolvidos a partir dos depoimentos dos/as entrevistados/as nesta investigação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difusão cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos acadêmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Periódicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pluralismo cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas e cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | University extension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture diffusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scholarly periodicals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Periodicals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural pluralism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpersonal relations and culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Tom caderno de ensaios da Universidade Federal do Paraná (2015-2019): projeto de extensão permeado por arte, cultura, encontros, práticas e significados | - |
Título: dc.title | Tom portfolio of essays of the Federal University of Paraná (2015-2019): extension project permeated by art, culture, meetings, practices and meanings | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: