Criativas: uma investigação acerca da falta de mulheres nos setores de criação das agências de publicidade brasileiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCresto, Lindsay Jemima-
Autor(es): dc.contributorCresto, Lindsay Jemima-
Autor(es): dc.contributorPadilha, Ana Caroline de Bassi-
Autor(es): dc.contributorFrança, Maureen Schaefer-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Maria Eugênia Nery de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:54:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:54:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085603-
Descrição: dc.descriptionIn the historic context where women achievements in the work field seemed to have been surpassed by the feminist movement, they are still rare in the creative department in brazilian advertising agencies. Seeking to promote a reflection upon the lack of women in this sector, this work used bibliographic references on gender and art history studies, aiming to comprehend the historic and social processes that caused inequalities in agencies. The research project resulted in a communicative action which seeks to generate debate about the lack of women in the creative department, as well as to propose a gradual change in the scenario of agencies and therefore a greater participation of women in the creative field.-
Descrição: dc.descriptionNo contexto histórico em que a conquista das mulheres através do movimento feminista parece ter superado diversos obstáculos no âmbito de trabalho, elas ainda são raras no setor de criação das agências de publicidade no Brasil. Buscando promover uma reflexão sobre a falta de mulheres nesse setor, esse trabalho utilizou referências bibliográficas em estudos de gênero e da história da arte e do design, visando compreender os processos históricos e sociais que causaram desigualdades em agências. O projeto de pesquisa resultou em uma ação comunicativa com o objetivo de gerar o debate sobre a falta de mulheres no departamento de criação, bem como propor uma mudança gradativa no cenário das agências e consequentemente a maior participação de mulheres no departamento criativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Emprego-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na publicidade-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectAgências de propaganda-
Palavras-chave: dc.subjectCriação na arte-
Palavras-chave: dc.subjectDesigners-
Palavras-chave: dc.subjectWomen - Employment-
Palavras-chave: dc.subjectWomen in advertising-
Palavras-chave: dc.subjectPublicity-
Palavras-chave: dc.subjectAdvertising agencies-
Palavras-chave: dc.subjectCreation in art-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleCriativas: uma investigação acerca da falta de mulheres nos setores de criação das agências de publicidade brasileiras-
Título: dc.titleCreatives: an investigation about the absence of women in the creative field of brazilian advertising agencies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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