Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Poliane Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:54:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:54:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22086 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085539 | - |
Descrição: dc.description | This work had as thematic: the influence of school meals on students' learning, and its objective is to analyze how school meals interfere in the learning of Elementary School students II and High School. The method used was a questionnaire prepared in June / 2018 and applied by the researcher at a State School in the Municipality of Cabreúva / SP. The same was composed of 7 alternative prerogatives and 1 essay, being answered during the science classes. The results analyzed showed that the pupils approve of the school lunch, but it does not have a pleasant taste and some of its dishes are not attractive. Many do not attribute the snack to their learning because it does not interfere with their daily school life. The period of time that the students are left without feeding is very large, causing several behaviors in the room, hampering the progress of classes. On the menu of the lunch, the students approve and find it appropriate, but they would change some foods to be more tasty. During the analysis of the results, it was found that some students today, still go to school only to feed themselves, therefore, do not have meals in their homes and this affects and much in their learning. Teachers and the management body need to observe the students within the classroom as they demonstrate what they are going through through their behavior. School meals need to continue with their quality and being more attractive to students' consumption, but without losing their essence, teaching healthy eating. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática: analisar a influencia da merenda escolar na aprendizagem dos alunos, sendo o seu objetivo analisar como a merenda escolar interfere na aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O método utilizado foi a pesquisa de campo, perfazendo uso de um questionário aplicado pela pesquisadora em uma Escola Estadual no Município de Cabreúva/SP. O mesmo era composto de 7 prerrogativas sendo alternativas e 1 sendo dissertativa Os resultados obtidos demonstraram que os educandos aprovam a merenda fornecida pela escola, porém, a mesma não possui sabor agradável e alguns de seus pratos não são atrativos. Muitos não atribuem a merenda com a sua aprendizagem, pois, a mesma não interfere no seu cotidiano escolar. O período de tempo que os alunos ficam sem se alimentarem é muito grande, ocasionando diversos comportamentos na sala, prejudicando o andamento das aulas. Sobre o cardápio da merenda, os educandos aprovam e acham adequada, mas mudariam alguns alimentos para ficar mais saborosa. Durante a análise dos resultados, foi constatado que alguns alunos atualmente ainda vão para a escola somente para se alimentarem, pois, não possuem refeições em suas residências e isso afeta e muito na sua aprendizagem. Os professores e o corpo gestor, precisam observar os alunos dentro da sala de aula, pois, eles demonstram o que estão passando através do seu comportamento. A merenda escolar precisa continuar com a sua qualidade e sendo mais atrativa para o consumo dos alunos, mas sem perder a sua essência, o ensinamento de uma alimentação saudável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Merenda escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children - Food | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A Relevância da merenda escolar na aprendizagem dos educandos | - |
Título: dc.title | School lunch interference in apprenticeship learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: