Estudo de viabilidade técnica para implantação semafórica no município de Campo Mourão-Pr

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Paula Cristina de-
Autor(es): dc.contributorBraga, Sérgio Roberto Oberhauser Quintanilha-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Vera Lúcia Barradas-
Autor(es): dc.contributorSouza, Paula Cristina de-
Autor(es): dc.creatorBeyer, Maicon Andrius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:54:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:54:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6150-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085536-
Descrição: dc.descriptionWith the growth of cities and the increase of the vehicle fleet occurring exponentially, it becomes apparent the importance of policies to road planning that meet the needs of the population. This work has focused on improving the flow and safety at the intersection located in Campo Mourão, between avenues President John Kennedy, Guilherme de Paula Xavier, the highway Bento Fernandes Dias and Miguel Luiz Pereira street , noting the possibility of traffic signal implementation . The analysis was based mainly Brazilian Manual of Traffic Signs Volume V - traffic lights, and complementary legislation CONTRAN and DENATRAN. The methodology followed the provisions of the aforementioned manual. After the analysis, positive results were presented to semaphore implementation and the need to change in the current configuration, lastly proposed a new configuration to the cross.-
Descrição: dc.descriptionCom o crescimento das cidades e o aumento da frota de veículos ocorrendo exponencialmente, se torna perceptível a importância de políticas voltadas ao planejamento viário, que supram a necessidade da população. Este trabalho teve enfoque na melhoria do fluxo e segurança no cruzamento situado na cidade de Campo Mourão, entre as avenidas Presidente John Kennedy, Guilherme de Paula Xavier, a rodovia Bento Fernandes Dias e a rua Miguel Luiz Pereira, atentando para a possibilidade de implantação semafórica. A análise teve como base, principalmente, Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Volume V – Sinalização Semafórica, e legislação complementar do CONTRAN e DENATRAN. A metodologia aplicada seguiu os preceitos dos manuais citados. Ao final da análise, foram apresentados resultados positivos a implantação semafórica e a necessidade de mudança na atual configuração, por fim propôs-se uma nova configuração ao cruzamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de tráfego-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalização-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic engineering-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic signs and signals-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL-
Título: dc.titleEstudo de viabilidade técnica para implantação semafórica no município de Campo Mourão-Pr-
Título: dc.titleTechnical feasibility study for traffic signal implementation in the municipality of Campo Mourão-Pr-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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