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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Takazaki, Silmara Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Takazaki, Silmara Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Graça, Rodrigo Andre da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Andre Felipe Batistella | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Vinícius de Souza Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:54:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:54:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085515 | - |
Descrição: dc.description | The game League of Legends, a popular MOBA (Multiplayers Onlines Battle Arena) released in 2009, remains one of the most played around the world. In recent years, Riot Games, the company responsible for the game, has shown more active support for the LGBT+ movement. This includes participation in the International Day against Homophobia, Transphobia and Biphobia, as well as the introduction of graphic content that represents support for the movement since 2018. This work aims to analyze how the company deals with LGBT+ representation in its game and in the universe created for it, especially in relation to characters and other content. In this study, an analysis of the historical context of the LGBT+ movement was also carried out, considering other forms of representation in games in the past and present. Riot Games’ actions regarding characters and cosmetics were examined, as well as the creation processes involved. In addition, a significant part of the review was devoted to two main characters: Vi and K’Sante. Their stories, art images, in-game lines and available literature about them were studied. The representation of these characters was evaluated for its inclusion of representative elements of the LGBT+ community. The results considered that the representativeness applied in League of Legends is relevant for the promotion of themes that dialogue with the reality of the LGBT+ community. The inclusion of representative elements seeks to educate players about diversity, sexuality and gender issues in an impactful way, directly or indirectly. This approach is important for bringing relevant cultural issues to the fore and promoting awareness of diversity. | - |
Descrição: dc.description | O jogo League of Legends, um popular MOBA (Multiplayers Onlines Battle Arena) lançado em 2009, continua sendo um dos mais jogados em todo o mundo. Nos últimos anos, a Riot Games, empresa responsável pelo jogo, tem demonstrado um apoio mais ativo ao movimento LGBT+. Isso inclui a participação no Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, bem como a introdução de conteúdos gráficos que representam o apoio ao movimento desde 2018. Este trabalho tem como objetivo analisar como a empresa lida com a representatividade LGBT+ em seu jogo e no universo criado para o mesmo, especialmente em relação aos personagens e outros conteúdos. Neste estudo, também foi realizada uma análise do contexto histórico do movimento LGBT+, considerando outras formas de representação em jogos no passado e no presente. Foram examinadas as ações da Riot Games em relação aos personagens e itens cosméticos, bem como os processos de criação envolvidos. Além disso, uma parte significativa da análise foi dedicada a dois personagens principais: Vi e K’Sante. Foram estudadas suas histórias, imagens de arte, falas in-game e a literatura disponível sobre eles. A representação desses personagens foi avaliada quanto à sua inclusão de elementos representativos da comunidade LGBT+. Os resultados mostraram que a representatividade aplicada no League of Legends é relevante para a promoção de temas que dialogam com a realidade da comunidade LGBT+. A inclusão de elementos representativos busca educar os jogadores sobre diversidade, sexualidade e questões de gênero de forma impactante, direta ou indireta. Essa abordagem é importante para trazer à tona questões culturais relevantes e promover a conscientização sobre a diversidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personagens de vídeogames | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos para computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minorias sexuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Video game characters | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual minorities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social representations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Análise de representatividade LGBT+ em League of Legends | - |
Título: dc.title | Analysis of LGBT+ representativeness in league of legends | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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