Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Elaine Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Elaine Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Viviane Demetrio do | - |
Autor(es): dc.contributor | Postigo, Matheus Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Mikael Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:54:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:54:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085496 | - |
Descrição: dc.description | The use of didactic models has been gaining more and more space in the teaching of anatomy as a whole, given its great potential in this context, in addition to its greater viability when compared to the use of cadavers for the same purpose, especially in basic education. Therefore, this research dealt with the three-dimensional prototyping of anatomical models of the endocrine system, with the central objective of identifying the potential of the uses of 3D printing in the teaching of anatomy and physiology for basic education, where the problem of the research arose from the observation of the unreality of the size of the didactic models used to teach this subject, justifying the choice of the theme, since this unreality can negatively affect the teaching-learning process, with 3D printing being a possible solution to this problem. The methodology of the work is characterized as applied, qualitative, descriptive and evaluative, since it is the production of an educational product. Thus, at the end of the work, the prototyping and three-dimensional modeling of the endocrine system was concluded, putting forward a differentiated proposal for approaching this content, based on the validation of the pieces by Science and Biology teachers of basic education using a validation instrument, bringing the possibility of a new perspective for teaching the system in question. | - |
Descrição: dc.description | A utilização de modelos didáticos vêm ganhando cada vez mais espaço no ensino de anatomia como um todo, frente a sua grande potencialidade nesse contexto, além da maior viabilidade quando comparada com o uso de cadáveres para o mesmo propósito, especialmente na educação básica. Por isso, essa pesquisa tratou sobre a prototipagem tridimensional de modelos anatômicos do sistema endócrino, com objetivo central de identificar a potencialidade dos usos da impressão 3D no ensino de anatomia e fisiologia para o ensino básico, onde o problema da pesquisa surgiu a partir da observação da irrealidade do tamanho dos modelos didáticos utilizados para o ensino dessa disciplina, justificando a escolha do tema, uma vez que esta irrealidade pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem, sendo a impressão 3D uma possível solução para tal problemática. A metodologia do trabalho se caracteriza como aplicada, qualitativa, descritiva e de avaliação, por se tratar da produção de um produto educacional. Assim, ao final do trabalho, concluiu-se a prototipagem e modelagem tridimensional do sistema endócrino, colocando uma proposta diferenciada para a abordagem deste conteúdo, a partir da validação das peças por professores de Ciências e Biologia da educação básica a partir de um instrumento de validação, trazendo a possibilidade de uma nova perspectiva para ensino do sistema em questão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anatomia humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fisiologia humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endocrinologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three-dimensional printing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelyng | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human anatomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human physiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endocrinology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Potencialidades do uso de modelos em impressão 3D em escala real para o ensino do sistema endócrino na educação básica | - |
Título: dc.title | Potencial of using real size 3D printing models for teaching the endocrine system in basic education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: