Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kuhn, Daniela Isabel | - |
Autor(es): dc.contributor | Kuhn, Daniela Isabel | - |
Autor(es): dc.contributor | Stadnik, Adriana Mara Wan | - |
Autor(es): dc.contributor | Greca, Juliana Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Monique Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:54:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:54:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34954 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085492 | - |
Descrição: dc.description | A citizen is characterized as a practitioner of citizenship, which, in short, is the one who recognizes his/her civil, political and social rights and duties. It is up to the school institution to contribute, in partnership with society, to the formation of citizens, promoting the exercise of citizenship, providing students with autonomy and critical thinking, supplying tools for the education of the social being, thus allowing each of its students to dominate their own choices. Claiming Dance as part of this education can bring fertile soil for the development of these and other educational goals. This study is justified for proposing a more academic vision about Dance and the importance of its valorization in the area of Physical Education. Besides, it will allow us to present another contribution of Dance present in school education that is still little explored, which would be its contribution in the formation of citizenship. In view of this reflection, the following question was elaborated: can a Dance project in a public school contribute to citizen education? To carry out the proposed study, a Dance project that takes place in a public school in the state of Paraná was chosen. In this environment, an online questionnaire was applied by means of Google Forms, with some people who are or were students of the project, a semi-structured interview by means of Zoom and Google Meets with some teachers of the project, and the use of a field journal for personal notes. Classified as a case study, descriptive and qualitative, the study aims to understand if Dance in public schools can contribute to the formation of citizens, demonstrating the importance of expanding the access to this Art for all, including from the school and the Physical Education professional for the formation of conscious, critical and responsible citizens, helping to understand the contribution of Dance in the formation of citizens. Using the answers obtained, it was possible to relate and perceive the contribution of Dance in the citizenship formation, through the approached themes, the classes’ conduction, the freedom and autonomy offered to the students, among others. | - |
Descrição: dc.description | Uma/um cidadã/ão é caracterizada/o como praticante da cidadania, que resumidamente é aquela/e que reconhece seus direitos civis, políticos e sociais e os seus deveres. Cabe a instituição escolar contribuir, em parceria com a sociedade, na formação cidadã, promovendo o exercício da cidadania, proporcionando autonomia e criticidade as/os estudantes, fornecendo instrumentos para a educação do ser social assim permitindo domínio de cada uma/um de suas/es estudantes sobre suas próprias escolhas. Reivindicar a Dança como parte desta formação pode trazer um solo fértil para o desenvolvimento destas e outras metas da educação. Este estudo se justifica por propor uma visão mais acadêmica sobre a Dança e a importância de sua valorização na área de Educação Física, além disso permitirá apresentar outra contribuição da Dança presente na formação escolar que ainda é pouco explorada, que seria sua contribuição na formação cidadã. Diante desta reflexão, elaborou-se o questionamento: um projeto de Dança em uma escola pública pode contribuir para a formação cidadã? Para realizar o estudo proposto, foi escolhido um projeto de Dança que ocorre em uma escola pública no estado do Paraná. Neste ambiente foi aplicado um questionário online por meio do do Google Forms, com algumas pessoas que são ou foram alunas/os do projeto, uma entrevista semiestruturada por meio do Zoom e do Google Meets com algumas/uns professoras/es do projeto, e o uso de um diário de campo para anotações pessoais. Classificado como um estudo de caso, descritivo e qualitativo, o estudo visa compreender se a Dança em escola pública pode contribuir para a formação cidadã, demonstrando a importância de ampliar o acesso a esta Arte para todas/os, inclusive a partir da escola e do profissional de Educação Física para a formação de cidadãs/ãos conscientes, críticas/os e responsáveis, auxiliando para entendermos a contribuição da Dança na formação da/o cidadã/ão. Utilizando-se das respostas obtidas foi possível relacionar e perceber a contribuição da Dança na formação cidadã, através dos temas abordados, da condução das aulas, da liberdade e autonomia oferecida as/aos alunas/os, entre outros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dance in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education and training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
Título: dc.title | Dança na escola: contribuição na formação cidadã | - |
Título: dc.title | Dance at school: contribution to citizen education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: