
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Verdério, Adriano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Verdério, Adriano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bobko, Nara | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Nayara Letícia Monteiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:54:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:54:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32816 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085437 | - |
| Descrição: dc.description | This estudy aims to analyze how Analytical Geometry it’s inserted in collections of textbooks of Mathematics for Middle School, according to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). To achieve this objective, an analysis was made of what are the approaches proposed in the collections of the most chosen Mathematics textbooks for the two last grades before High School, according to the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), of the year 2020, in relation to the selected skills that touch the concepts of Analytical Geometry. The development of this study followed the requests of qualitative research. The analysis of data production sources was carried out through the content analysis. The data sources used were from the two collections of textbooks of math. The analysis allowed to verify that the skills are much more developed in one of the collections, proposing more activities and content related to geometry analytical. Finally, exercises of applications involving the use of Analytical Geometry were suggested to finding a solution. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo analisar como a Geometria Analítica está inserida, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais. Para alcançar esse objetivo foi feita uma análise de quais são as abordagens propostas nas coleções dos livros didáticos de Matemática de maior valor aquisitivo do 8° ano e 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, de acordo com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do ano 2020, em relação as habilidades selecionadas que tangenciam os conceitos de Geometria Analítica. O desenvolvimento deste trabalho seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa. A análise das fontes de produção de dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. As fontes de dados utilizados foi das duas coleções de livros didáticos de Matemática. A análise permitiu verificar que as habilidades são bem mais desenvolvidas em uma das coleções, propondo mais atividades e conteúdo que se relacionam com a Geometria Analítica. Por fim, foi feito uma proposta de aplicações de exercícios resolvidos de forma algébrica e geométrica, ou seja, abordados com Geometria Analítica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria analítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Analytic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PNLD (Program : Brazil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA | - |
| Título: dc.title | A utilização da geometria analítica como abordagem nos conteúdos do ensino fundamental - anos finais | - |
| Título: dc.title | On the use of analitical geometry as aproach in middle school contents | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: