Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Zapateiro, Gean Aparecido | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Márcia Camilo | - |
Autor(es): dc.creator | Jacinto, Samila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:54:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:54:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.2683 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085385 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze paradidical books of chemistry that address the content of radioactivity, evidencing how authors explore the transversal themes and the history of science. In order to evaluate and analyze the materials found, a table was prepared in accordance with the requirements described in the National Guide to Textbooks (PNLD) of 2018, prioritizing aspects that define the characteristics of a books paradidactic according to the literature and some assumptions presented in the works of Munakata (1997), Laguna (2001), Assis, Teixeira (2005) and Beneti (2008). From the analysis, one of the advantages and disadvantages of a book has been found, for example, the way in which the contents of radioactivity are structured can induce students to construct erroneous conceptions that only harm is caused to humanity and the environment, and advantage is to be able to use it as complementary support to work on the environmental issue of nuclear waste. In the appreciation of the second book, it was observed characteristics of a paradidactic profitable for use in the classroom, as it approaches several crosscutting themes and the history of science as a human construction, contents considered relevant for the educational process. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo analisar livros paradidáticos de química que abordem o conteúdo de radioatividade, evidenciando como autores exploram os temas transversais e a história da ciência. Para avaliação e análise dos materiais encontrados foi elaborado um quadro de acordo com os requisitos descritos no Guia Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) de 2018, priorizando aspectos que definem as características de um livro paradidático conforme a literatura e alguns pressupostos apresentados nos trabalhos de Munakata (1997), Laguna (2001), Assis, Teixeira (2005) e Beneti (2008). A partir da análise, verificou-se em um dos livros vantagens e desvantagem, por exemplo, a maneira como os conteúdos de radioatividade estão estruturados pode induzir alunos a construírem concepções errôneas de que somente malefícios são causados a humanidade e ao meio ambiente, e a vantagem é poder utilizá-lo como suporte complementar para trabalhar a questão ambiental do lixo nuclear. Na apreciação do segundo livro, constatou-se características de um paradidático profícuo para utilização em sala de aula, pois aborda diversos temas transversais e a história da ciência como uma construção humana, conteúdos considerados relevantes para o processo educacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC | - |
Relação: dc.relation | http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/2683 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioactivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Livros paradidáticos de química: análise do tema radioatividade | - |
Título: dc.title | Books paradidactic of chemistry: analysis of the topic radioactivity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: